Artigo:«E as pombas? O que têm a ver com os cravos?»

Pastas / Informação / Todas as Notícias

«E as pombas? O que têm a ver com os cravos?»

Anabela Laranjeira (texto)
Susana Matos (ilustração)

CPPC, 2024

A Câmara Municipal do Seixal está a organizar um projeto educativo que se dirige a todas crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, a quem a autarquia ofereceu, no âmbito da receção à comunidade educativa, o livro «E as pombas o que têm a ver com os cravos?», das autoras Anabela Laranjeira (texto) — professora e dirigente sindical do SPGL —, e Susana Matos (ilustração), numa edição conjunta com o Conselho Português para a Paz e Cooperação.

A história deste livro acontece num diálogo em palavras simples entre uma avó e a sua neta, assim como uma espécie de conto-conversa que viaja pelo passado e pelo presente das duas... Elas preparam, durante esse dia, a celebração do feriado do 25 de Abril que a pequena Paloma passará com os avós. Nesta conversa fala-se sobre as guerras, realidade que as duas gerações conhecem de formas bem diferentes, mas ao mesmo tempo com pontos em comum. Para as duas, avó e neta, a guerra é distância e ausência e nenhuma delas esteve numa guerra “ao vivo”. Portugal é, como dizem, um país onde se vive em Paz. Mas a memória da guerra passada ou a sombra dela num futuro próximo é presença real na conversa de Paloma e de toda a família. O objetivo desta publicação é despertar nas crianças a reflexão sobre as consequências das guerras. Neste momento, elas estão espalhadas em vários países do mundo, matando e destruindo a vida de todos. É tempo, por isso, de nos empenharmos na batalha pela Paz.

A par da publicação, o projeto desenvolvido pela autarquia com a participação das autoras prevê um conjunto de dinâmicas sobre a paz e as conquistas de Abril, apostando na sensibilização de toda a comunidade educativa, envolvendo as crianças, professores e pessoal não docente, mas também a comunidade em geral. 

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 310 | janeiro/fevereiro 2025