Artigo:DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Em 5 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Professores. A FENPROF, inevitavelmente, irá assinalar esta data, promovendo iniciativas em todas as regiões do país, assumidas, em cada uma, pelos respetivos Sindicatos de Professores.

Este ano, o trabalho com vista a assinalar com grande dignidade e visibilidade o Dia Mundial dos Professores, iniciou-se ainda em janeiro. Nesse sentido, foram promovidas, já, as seguintes iniciativas:

– Concurso Literário: Prémio de Poesia António Gedeão.

Dirigido a obras publicadas em 2011. Júri constituído por Paulo Sucena (em representação da FENPROF), José Manuel Mendes (Presidente da APE) e Lídia Jorge (Escritora). Prémio de 7.500 euros. Iniciativa em parceria FENPROF/SECRE–Corretores de Seguros.

– Concurso de desenho e pintura de alunos sobre os seus Professores.

Os 12 trabalhos premiados deram origem a uma coleção de pacotes de açúcar postos a circular em 20 de setembro. Iniciativa em parceria FENPROF/DELTA–Cafés.

Entretanto, este Dia Mundial dos Professores vai comemorar-se num contexto económico, social e político muito complexo, o que levou a FENPROF, não só, a descentralizar as iniciativas, como a conjugá-las com outras já previstas, procurando articular a indispensável Sessão Solene com a presença dos professores na rua.

É neste quadro que se divulga o seguinte programa geral.

·                     Norte (área do SPN): envolvimento dos professores na Marcha Contra o Desemprego, cuja “coluna norte”, neste dia, parte de Braga.

·                     Região Centro (área do SPRC): A Praça da República será a Praça dos Professores – Evocação do Professor Rómulo de Carvalho, com Frederico de Carvalho [Investigador, Presidente da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos, filho do homenageado] e Manuel Freire [Da Pedra Filosofal à Trova do Vento que Passa]. Intervenções sobre “A situação dos trabalhadores portugueses”, “Impacto das políticas europeias na Educação” e “A situação dos professores portugueses e a defesa da Escola Pública”, respetivamente por Arménio Carlos [Secretário-Geral da CGTP], Mário David Soares [Professor e representante da CGTP no Conselho Económico e Social da UE] e Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].

·                     Grande Lisboa (área do SPGL): Sessão Solene, a realizar na Escola Secundária de Camões às 10.30 horas. Divulgação da obra vencedora do Prémio de Poesia António Gedeão e atribuição dos prémios do Concurso de desenho e pintura. Intervenções de Paulo Sucena [presidente do júri do Prémio de Poesia António Gedeão], de representantes das empresas parceiras da FENPROF nas iniciativas desenvolvidas [Secre – Corretores de Seguros e Delta Cafés] e de Mário Nogueira [Secretário-Geral da FENPROF].

·                     Zona Sul (área do SPZS): Concentração dos Professores às 17h, em Faro, no Parque de Lazer das Figuras (relvado frente ao Fórum Algarve), com momentos de música e poesia; participação dos professores nas 2 colunas da Marcha Contra o Desemprego (saídas de Vila Real de Santo António e Lagos). Convergência das diversas ações em Faro, às 18,30h. No Alentejo, realizar-se-ão concentrações de professores em Évora, Beja e Portalegre.

Também nas Regiões Autónomas serão desenvolvidas iniciativas a divulgar oportunamente pelos SPM e SPRA.

Num momento tão difícil como o que vivem a Escola Pública e os Professores, a FENPROF apela a uma grande participação dos Professores e Educadores nestas iniciativas.



 O Secretariado Nacional