Artigo:Dia Mundial do Professor

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Dia Mundial do Professor

Para as organizações promotoras (UNESCO, UNICEF, OIT e Internacional da Educação), o Dia Mundial do Professor representa uma oportunidade para sublinhar a importância da profissão docente e a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação.

O lema escolhido pela Internacional da Educação para 2025 – «Unidos pelos Professores, Unidos pelo Futuro» – faz eco do Consenso de Santiago, saído da recente Cimeira da UNESCO sobre os Professores, onde se conclui que sem professores não há futuro e se apela a todos os governos e à comunidade internacional para que invistam nos docentes e os apoiem na criação de um futuro pacífico, justo e sustentável para todos. 

O SPGL e a FENPROF celebraram o 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, com uma ação de luta em Lisboa, no dia 4 de outubro, que implicou a realização de uma concentração e desfile, desde o Jardim do Arco do Cego até ao edifício sede da Presidência do Conselho de Ministros.  Nesta ação professores, educadores e investigadores lembraram ao governo os compromissos assumidos internacionalmente, reclamaram uma vez mais a valorização da profissão docente e reafirmaram que a Educação não pode esperar! 

Num contexto de ausência de respostas efetivas para a progressiva falta de professores – que em Portugal afeta já muitos milhares de alunos –, os professores portugueses voltam a juntar a sua voz à de muitos milhões de docentes que, em todo o mundo, não desistem de lutar por uma profissão docente com futuro e pelo direito a uma educação de qualidade para todos os seus alunos.

Pela Escola Pública, é urgente investir na Educação, é urgente valorizar a Profissão Docente!

 Texto original publicado no Escola/Informação  n.º 312 | setembro/outubro 2025