Artigo:Dia Internacional da Mulher

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Dia Internacional da Mulher

No dia 11 de março, comemorámos o Dia Internacional da Mulher, com uma visita à exposição “As Mulheres de Maria Lamas” na Fundação Gulbenkian. Exposição que mostra pela primeira vez, em Portugal, a obra fotográfica de Maria Lamas (1893–1983), jornalista e escritora, pedagoga e investigadora, tradutora e fotógrafa, lutadora pelos direitos humanos e cívicos em tempos de ditadura e sempre empenhada nos movimentos de defesa dos direitos das mulheres. Foi porventura a mais notável mulher portuguesa no século XX. Dela perdura a memória da sua afirmação e ação política durante o Estado Novo, que a levou à prisão em 1949, 1951 e 1953 e ao exílio em Paris (1962–1969).

De seguida, participámos na apresentação da iniciativa do GT Igualdade / SPGL - 50 fotografias de março a abril, que irão ser publicadas diariamente no site do SPGL com o objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres em defesa dos direitos de Abril.

Pudemos depois apreciar a exposição de pintura, gravura e desenho de Pissarro – “Caminhos de Sol e Sombra”, na sala ABC do SPGL.

Terminámos o dia com um jantar/convívio no refeitório do SPGL, com a presença de 41 sócias(os), celebrando a coragem, a firmeza e a tenacidade de tantas mulheres que continuam a luta pela igualdade homens/mulheres.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 42 | março/abril 2024