Artigo:Dez mil crianças à procura de asilo na Europa desaparecidas em dois anos

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Dez mil crianças à procura de asilo na Europa desaparecidas em dois anos 

Cerca de dez mil crianças sem acompanhantes registadas por serviços de Estado como requerentes de asilo na Europa desapareceram e poderão ter sido capturadas por redes de exploração sexual e de tráfico humano.
Desconhece-se o número exacto de desaparecimentos e poderão estar em risco muitas mais crianças. Com efeito, a Europol calcula que, só no último ano, 270 mil menores requereram asilo. Por seu lado, a organização Save the Children afirma que 26 mil chegaram sem família.
Algumas destas crianças poderão ter seguido o seu caminho ou encontrado familiares ou amigos. Contudo, dada a vulnerabilidade desta faixa etária, o facto de os menores viajarem sem a proteção da família e o número crescente de redes de tráfico humano a operar nas travessias pelo Mediterrâneo - conhecidas por funcionarem como gangues de exploração sexual e escravatura na Europa -,  a situação é de extrema gravidade e a comunidade europeia tem de envidar todos os esforços para a resolver. A cada um de nós caberá estar atento, denunciar estas situações e pressionar as autoridades dos diversos países a criar mecanismos que protejam estes menores e combatam estas redes.
 
https://www.publico.pt/mundo/noticia/em-dois-anos-desapareceram-dez-mil-criancas-a-procura-de-asilo-na-europa-1721941