De Espanha boas e más notícias
Boas notícias: a direita e a extrema-direita, mesmo unidas, não conseguem formar governo. Um alívio! Parece provável um governo mais ou menos de esquerda, primo da nossa “geringonça”, solução de que a Europa bem precisa.
Más notícias: a extrema -direita (o Vox)obteve 10% dos votos e elegeu 24 deputados (não tinha nenhum). O Vox, partido que entre outras barbaridades defende a expulsão dos estrangeiros, o fim das medidas que protegem as mulheres contra a violência, a violação e o assédio, que ameaça os homossexuais, e que recupera a imagem de Franco e da sua ditadura.
Ao branquear o Vox, obnubilando a sua natureza, Nuno Melo (CDS-PP)apenas clarifica a natureza escondida do partido a que pertence.
Leia-se o interessante Editorial de Ana Sá Lopes (“A vitória de Sanchez e a força do Vox”), no Público de hoje, pág 4
António Avelãs