Crianças e jovens - Comportamentos aditivos e a internet
Estarão as crianças e os jovens a viver num mundo virtual? A utilização da internet constituirá um comportamento aditivo? Que papel estará reservado à escola?
O Expresso anuncia hoje o resultado do inquérito “Comportamentos Aditivos aos 18 anos. Inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional – 2021: Utilização da internet” realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). O inquérito foi aplicado a cerca de 70 mil jovens de 18 anos e revela que 60% dos jovens passam mais de quatro horas por dia na internet, 99% usam redes sociais e 20% jogam online a dinheiro. A utilização aumentou oito pontos percentuais desde 2019 e um terço dos inquiridos assume sofrer de mal-estar emocional, diminuição do rendimento escolar e outros problemas que atribuem ao tempo que passam online. A maioria teve o primeiro contacto com a internet entre os 10 e os 14 anos, mas 34% começaram a usá-la antes dos 10.
A Internet estará a alterar o comportamento dos jovens e a sua relação com os amigos, a família e a escola? Que papel terá a sociedade, em geral, e a escola, em particular, na resolução dos problemas associados a comportamentos aditivos ligados ao mundo virtual? Que estratégias adotar?
Para as famílias, professores e educadores e para a sociedade em geral, importa aprofundar o impacto da internet no comportamento de crianças e jovens, na sua relação com os outros, com a natureza e com a escola, na capacidade de concentração, nos hábitos de trabalho e de leitura, no espírito crítico e na criatividade.
Há já algum tempo que os docentes se apercebem desta situação, mas a sua ação é muito limitada pelos recursos disponíveis e pela falta de tempo de que dispõem. Importa, sobretudo, delinear uma estratégia e criar mecanismos de apoio às famílias e às escolas para as situações mais graves, que deverão passar pelo reforço das equipas dos Centros de Saúde e dos Gabinetes de Psicologia e Orientação Profissional das escolas.
Paula Rodrigues