Artigo:COP26: foi dia de tomar as ruas

Pastas / Informação / Todas as Notícias

COP26: foi dia de tomar as ruas


No Público de sábado, dia 6 de novembro, surge com a assinatura de Bianca Castro, estudante de Física e activista pela Justiça Climática o artigo ”COP26: foi dia de tomar as ruas”. Foi esta a minha escolha para notícia do dia, pela pertinência do tema e atualidade do seu conteúdo. Fui cativada por este tema, por me identificar com estes jovens ativistas, tendo ficado igualmente satisfeita por saber, que durante o fim de semana existiram mobilizações também em Portugal. Como diz a autora do artigo: “A luta é a única força que temos. Juntos, vamos derrubar este sistema!”
Se não queremos daqui a mais um ano repetir esta notícia que mostra que quando falamos de justiça climática não basta baixar as emissões para resolver a crise climática. É preciso que isso não afecte mais quem é menos responsável, e que se responsabilize quem é mais responsável.
Como afirma Bianca: “Na sexta-feira, dia 5, foi dia de mobilização em massa. Foi dia de sentir união, amor e solidariedade. Há uma certa invencibilidade no ar quando olhamos ao nosso redor e percebemos que estamos rodeados de milhares e milhares de pessoas que, tal como nós, querem construir um mundo diferente.” Vale a pena ler o artigo todo e pensar sobre o ponto de vista destes ativistas e sobre a exigência de responsabilidade aos nossos governos de melhores condições de vida.
Em jeito de conclusão termino com mais algumas palavras da autora deste artigo: “Activistas de todo o mundo, do Paquistão ao Equador e do Reino Unido a Uganda, ergueram as suas vozes nas ruas de Glasgow - as mesmas ruas que vão dar à Cimeira do Clima; Cimeira essa que continua a ser um palco para o poder imperialista do Norte Global. A verdadeira liderança não está dentro da Cimeira; está nas ruas, está no movimento.”

Ana Cristina Gouveia