Artigo:“Conversa com Américo Nunes”

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

“Conversa com Américo Nunes”

O Departamento dos Prefessores e Educadores Aposentados

No dia 28 de fevereiro, na sede do SPGL, realizámos a primeira sessão deste novo projeto, incluído na comemoração dos 50 anos do SPGL, tantos anos como Abril, com uma conversa com Américo Nunes, ex-dirigente da CGTP, acerca da sua obra “Conversas carregadas de História com dez sindicalistas de Abril”.

Esta sessão foi dinamizada pelo nosso dirigente António Avelãs, que realçou a importância destes testemunhos sobre acontecimentos que marcaram a vida nacional antes e depois do 25 de Abril.

O livro reflete as contradições - e o modo como foram superadas - que surgiram no decorrer do processo revolucionário, na definição do papel do movimento sindical unitário, com testemunhos sentidos de intervenientes sobre a luta num período marcante da vida nacional.

Em 20 de março, teve lugar a segunda sessão de Conversa, com 

Conceição Matos e Domingos Abrantes (antifascistas, ativistas políticos e ex-presos políticos, militantes do PCP), para a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo” editado pela URAP.

Esta sessão iniciou-se com uma intervenção do dirigente do Conselho Diretivo da URAP, João Neves, que referiu a ação didática e social que esta associação tem desenvolvido desde a sua fundação em 1976, que integra a publicação de obras em que se faz o estudo do que foi a luta pela implantação da democracia em Portugal, onde se inclui a que abordamos hoje, um contributo para resgatar do esquecimento o relevante papel das mulheres no combate à ditadura fascista e à igualdade.

Seguiram-se as intervenções dos convidados que nos falaram da obra, das suas experiências, das suas vidas, realçando o papel da mulher sob o fascismo, nas cadeias, nas lutas sociais e nos combates pela democracia. 

Duas intervenções extraordinárias que os participantes aplaudiram com fervor e emoção – vivam a Liberdade, a Democracia e a Igualdade.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 42 | março/abril 2024