Artigo:Conselho Nacional da FENPROF define principais eixos reivindicativos

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Conselho Nacional da FENPROF define principais eixos reivindicativos

Na sua reunião de 14 e dezembro, o CN da FENPROF destacou a necessidade de aumentar o PIB da Educação dos atuais 3,6% para 6% em 2023, de modo a poder dar resposta às propostas de quatro domínios fundamentais:

1 - Carreiras – recuperação total do tempo de serviço; resolução dos problemas das ultrapassagens entre docentes com mais tempo de serviço por outros com menos tempo e eliminação das quotas para acesso aos 5º e 7º escalões.

2 - Aposentação – pelo rejuvenescimento da profissão: todos os que completarem 40 anos de descontos devem poder aposentar-se sem qualquer penalização; docentes não podem ser excluídos da pré-reforma.

3 - Combate à precariedade – abertura de vagas de Quadro de acordo com as reias necessidades das escolas e concurso extraordinário de vinculação.

4 - Horários de trabalho - acabar com as ilegalidades existentes.

Na mesma sessão, foi entregue a Luísa da Costa Gomes o prémio Urbano Tavares Rodrigues pela sua obra “Florinhas de Soror Nada”

O CN manifestou total solidariedade para com Isabel Lourenço, cidadã portuguesa, ativista da defesa dos direitos do povo saharaui, expulsa do Sahara pelas autoridades marroquinas.