Artigo:Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF- Representantes do SPGL

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Realizou-se no passado dia 24/2 a eleição de 4 elementos representantes do SPGL para a Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF. A esta eleição concorreram quatro listas e votaram cerca de 19% dos eleitores, isto é 435 votantes. O resultado foi o seguinte:

 

Lista A – 224 votos

Lista B – 56 votos

Lista C – 17 votos

Lista D – 138 votos

 

Foram eleitos três elementos da Lista A e um da Lista D: Ana Carita, Everilde Pires, Almerinda Bento e Maria do Rosário Barros.

 

Assim, o SPGL será representado nesta Comissão Coordenadora por 11 elementos: o Presidente do Sindicato, António Avelãs, o dirigente membro do Conselho Nacional, António Nabarrete, o coordenador do Departamento de Professores e Educadores Aposentados, Bráulio Martins, os representantes do SPGL indicados pela Direção, Helena Gonçalves (DRLisboa), Rolando Silva (DRSantarém), Lígia Galvão (DRSetúbal), Almiro Lopes (DROeste) e os 4 elementos agora eleitos.

 

Esta Comissão Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, que tem como objetivos reforçar e melhorar a participação, a integração e a representação dos docentes aposentados na FENPROF e agir em defesa dos legítimos direitos e interesses de todos/as os/as aposentados/as e em particular dos docentes que representam, teve a sua primeira reunião no dia 12 de março dividida em duas partes, uma que se desenvolveu na Assembleia da República e outra que teve lugar na sede da FENPROF.

 

Aqui teve lugar a primeira discussão sobre formas de organização e funcionamento do Departamento tendo em conta as suas diversas instâncias de trabalho e a sua articulação sindical nos planos da Frente Comum e Inter-Reformados, tendo ficado assente que esta Comissão reunirá ordinariamente uma vez por trimestre e sempre que necessário, foi indicada para Coordenadora do Departamento de Docentes Aposentados Maria Helena Gonçalves e fez-se o ponto da situação das iniciativas em curso, nomeadamente as reclamações respeitantes à CES e ao apuramento das pensões dos pensionistas da CGA que se aposentaram a partir de janeiro/2011.

Na Assembleia da República uma delegação deste Departamento entregou aos grupos parlamentares e ao vice-presidente da Assembleia da República a Petição "Não permitiremos a destruição da Caixa Geral de Aposentações". Esta petição, com cerca de 6000 assinaturas, que tem como objetivo a realização de uma auditoria à CGA, será em breve analisada na Comissão de Educação e subirá, depois, ao plenário da Assembleia, após agendamento em reunião de líderes parlamentares.

Nestes encontros, os sindicalistas da FENPROF tiveram ainda oportunidade de chamar a atenção dos deputados  para as consequências da ofensiva sistemática contra os reformados e  aposentados - setor particularmente castigado pelos cortes do Governo e da troika - que exigem respostas rápidas e objetivas.