Artigo:Comemoração do 44º aniversário do 25 de Abril

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Comemoração do 44º aniversário do 25 de Abril

A Inter-Reformados/Lisboa vai realizar o almoço comemorativo do 44º aniversário da Revolução do 25 de Abril 1974, no dia 21 de Abril (Sábado), em Montemor-O-Novo e o Departamento de Professores e Educadores aposentados do SPGL associa-se a este evento.

Pretendemos comemorar esta data histórica e o que ela representa para os trabalhadores reformados e contribuir para que a nossa memória não se apague porque vivemos metade das nossas vidas sob o regime fascista de Salazar e Caetano e vivemos a Revolução dos Cravos do 25 de Abril que deu início à libertação do nosso povo e tornando-nos um país livre e democrático, onde todos podemos exercer direitos políticos, sociais, económicos, culturais e religiosos, consoante as nossas opções.

Estas comemorações realizam-se num período em que existe uma correlação de forças parlamentares que permitiu ao PS formar Governo e impedir a continuação do Governo de Direita PSD/CDS, com a sua política destruidora de direitos e de empobrecimento dos trabalhadores e reformados. Este Governo do PS, apesar do seu comportamento hesitante e contraditório, condicionado por pressões e chantagens internas e externas, tem tomado algumas medidas positivas que não podemos deixar de assinalar. 

Mas a tomada destas medidas positivas, que assinalamos, tais como a reposição de direitos e rendimentos, só foi possível com o contributo da luta persistente e organizada dos trabalhadores e reformados no âmbito da CGTP-IN, a par do quadro parlamentar mais favorável. As medidas já concretizadas, que valorizamos, ficam muito aquém do que exigimos, no que respeita à atualização e reposição do poder de compra das pensões e no investimento nos serviços públicos e funções sociais do Estado, entre outras. 

Este nosso almoço comemorativo é mais ação de luta pela reposição de tudo o que conquistámos com a Revolução do 25 de Abril de 1974.

Contamos com a participação de reformados e dirigentes sindicais no almoço, que será precedido de um debate sob o lema “Reforma agrária – um sonho adiado”, com a participação do convidado, Abílio Fernandes, que muito nos honrará com a sua presença e intervenção.  À tarde teremos uma visita cultural que inclui o Castelo de Montemor-O-Novo, o Arquivo da Reforma Agrária e a Ermida de Nossa Senhora da Visitação.

Contamos também contigo!
O preço é 22€ e inclui transporte, almoço e visita cultural.

Vê o programa abaixo e inscreve-te o mais breve possivel por mail: mhelena.g@gmail.com ou Tlm. 917 847 722

Veja aqui o vídeo