Aumenta o peso do Inglês na avaliação dos alunos do 1º e do 3º ciclos
No passado dia 22 de setembro, foi publicado o Despacho normativo n.º 17-A/2015, relativo à avaliação dos alunos do ensino básico, que reforça o peso da disciplina de Inglês na avaliação dos alunos.
No primeiro ciclo, depois de ter sido introduzido no terceiro ano de escolaridade, o Inglês passa a ter o mesmo peso que o Português e a Matemática na avaliação final do 4º ano de escolaridade, uma vez que os alunos ficam retidos se tiverem, em simultâneo, uma classificação inferior a 3 nas disciplinas de Inglês, Português ou Matemática, em conjunto com a menção de Insuficiente numa das outras disciplinas (Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras).
O Preliminary English Test for Schools (PET), que se tornou obrigatório para todos os alunos do 9º ano, terá um peso de 20 a 30 % na classificação final da disciplina de Inglês, embora cada escola possa optar por outro peso, desde que fundamentado. Além disso, o PET passa a valer como prova de equivalência à frequência para os alunos autopropostos. Saliente-se que esta prova continuará a ser, por um lado, concebida pela Cambridge English Language Assessment da Universidade Cambridge e, por outro, aplicada e corrigida pelos professores das escolas portuguesas, que veem inaceitavelmente acrescidas ao seu horário de trabalho as funções inerentes a estas provas.