Artigo:Assembleia Geral de Sócios - 50 Anos SPGL

Pastas / Informação / Todas as Notícias

No passado dia 2 de maio de 2024, dia de celebração dos 50 anos do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, realizou-se na Escola Básica 2,3 Manuel da Maia, em Lisboa, a Assembleia Geral de Sócios Extraordinária - Sessão Evocativa dos 50 anos do SPGL.

Ver galeria

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Sócios (A.G.S.) do SPGL, Rosa Vaz, realizou a intervenção de abertura, a qual foi precedida de um momento musical levado a cabo por estudantes da EB 2,3 Manuel da Maia que cantaram as músicas «Somos livres», de Ermelinda Duarte, e «Grândola, Vila Morena», de José Afonso, numa iniciativa organizada pela professora Carla Leão e pelo professor Nuno Tito. O diretor, professor Luís Mocho, esteve igualmente presente em representação da EB 2,3 Manuel da Maia.

No decorrer da A.G.S., intervieram os ex-presidentes do SPGL, Joaquim Pagarete, António Teodoro, Paulo Sucena, António Avelãs e José Alberto Marques, os quais foram homenageados, assim como vários professores que integram o conjunto dos primeiros 50 sócios do SPGL.

Intervieram igualmente Joaquim Carvalho e Inês Costa, atuais dirigente e delegada sindical do SPGL, respetivamente.

No final da sessão usaram da palavra Tiago Oliveira, Secretário-Geral da CGTP-IN, e Mário Nogueira, Secretário-Geral da FENPROF.

José Feliciano Costa, Presidente da Direção Central do SPGL, realizou a intervenção de encerramento da Sessão Evocativa dos 50 anos do SPGL.

No decorrer da A. G. Sócios foi ainda aprovada por unanimidade e aclamação a «Saudação - 50 anos do SPGL, tantos como Abril», apresentada pela Mesa da Assembleia Geral de Sócios.

Por ocasião do 50.º Aniversário do SPGL, os partidos políticos Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista Português (PCP) endereçaram Saudações ao SPGL.

Após a A.G.S., e já no exterior da EB 2,3 Manuel da Maia, todos os presentes tiveram oportunidade de descerrar uma placa comemorativa dos 50 anos do SPGL, afixada à porta do pavilhão escolar, e na qual se pode ler doravante a seguinte inscrição

«Foi nesta escola que, em 2 de Maio de 1974, teve início a Assembleia, que viria a transferir-se para o Pavilhão dos Desportos dada a afluência de milhares de professores, que fundou o que é hoje o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.».