Apoio aos refugiados
A FENPROF manifestou junto do Conselho Português para os Refugiados disponibilidade para apoiar a sua atividade. Veja abaixo o que é prioritário, como apoiar e como fazer chegar o seu apoio.
Apoio da FENPROF às solicitações do Conselho Português para os Refugiados
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia fez aumentar, em muito, o número de refugiados que chegou ao nosso país. Como tal, a FENPROF manifestou, junto do Conselho Português para os Refugiados, disponibilidade para encontrar formas de apoio a jovens refugiados e suas famílias, em diversos planos, designadamente promovendo a recolha de bens e dando informação sobre eventual apoio escolar. No que diz respeito a este último, as dificuldades sentidas são transversais a todas as disciplinas atendendo, sobretudo, à questão linguística.
Na sequência da iniciativa da FENPROF de contactar com o Conselho Português para os Refugiados (CPR), recebemos deste as seguintes indicações:
Recolha de donativos, principais necessidades
- Alimentos não perecíveis (arroz, massa, atum, azeite, óleo, açúcar, farinha, grão e outras leguminosas, polpa de tomate, salsichas de peru, sardinha em lata, etc.)
- Material escolar (cadernos, estojos, mochilas, canetas, lápis, etc.)
- Produtos de higiene (pasta de dentes, escova de dentes, champô, gel de duche, desodorizante, pensos higiénicos, etc.)
- Produtos de puericultura (fraldas e toalhitas)
Estes donativos podem ser entregues num dos Centros de Acolhimento em Loures (Bobadela/ São João da Talha) ou em Lisboa (Parque da Bela Vista), bem como nas sedes e delegações dos Sindicatos da FENPROF, que os farão chegar ao destino.
Outras atividades, voluntariado
O CPR faz um apelo à possibilidade de, em regime de voluntariado, haver docentes que se disponibilizem para (além do apoio escolar) organizar atividades desportivas para adultos ou outras atividades de lazer e ocupação de tempos livres. Estas atividades serão desenvolvidas nos locais indicados pelo CPR, pelo que quem estiver disponível para o apoio solicitado deverá contactar aquela entidade, cujos contactos seguem abaixo.
Aproveitamos para transmitir que o Relatório de Atividades e Impacto do CPR relativo a 2021 se encontra disponível em https://cpr.pt/cpr-publica-o-seu-relatorio-anual-2021/, podendo ser consultado pelos Professores interessados em conhecer melhor a organização e o trabalho do Conselho Português para os Refugiados.
Para envolvimento no apoio escolar a jovens refugiados e suas famílias e obter mais informações sobre as formas de colaboração, contactar:
CPR - Conselho Português para os Refugiados
(Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas)
Quinta do Pombeiro, Casa Senhorial Norte
Azinhaga do Pombeiro
1950-183 LISBOA - PORTUGAL
Tel: +351 21 831 43 72
Telemóvel/Mobile: +351 964 182 346
Fax: +351 21 837 50 72
www.cpr.pt