Artigo:«Análise de alguns tipos de resistência – Amílcar Cabral»

Pastas / Informação / Todas as Notícias

«Análise de alguns tipos de resistência – Amílcar Cabral»

Org. Inês Galvão, José Neves e Rui Lopes
Fora de Jogo, 2024

A Fora de Jogo (https://www.foradejogo.org/about) lançou, em julho de 2024, uma edição, revista e comentada, de «Análise de alguns tipos de resistência», com organização de Inês Galvão, José Neves e Rui Lopes.

O livro reúne um conjunto de intervenções de Amílcar Cabral, que tiveram lugar num seminário de formação de quadros do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), realizado em novembro de 1969, em Conacri. 

Essas intervenções sistematizaram, num discurso claramente pedagógico, o entendimento da resistência política, económica, cultural e armada então em curso.

Nesse quadro, Cabral valoriza a necessidade de uma consciência clara, e crítica, do que é a resistência, de «conhecer bem a razão por que resistimos e os objetivos da resistência». «Resistência é a destruição de alguma coisa para construir outra coisa», considera. E coloca a tónica em objetivos como «eliminar tudo quanto seja um obstáculo ao progresso do nosso povo, todas as relações que na nossa sociedade sejam contra o progresso e a liberdade do nosso povo». Para «oferecer possibilidades concretas a qualquer filho da nossa terra, homem ou mulher, para avançar como ser humano». 

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 310 | janeiro/fevereiro 2025