Artigo:Agradecimento aos professores

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Agradecemos a todos (e foram muitos) os colegas que com determinação e alguma clarividência se associaram a este dia de Greve Geral. Sabemos que não é fácil enfrentar as vozes de cima que parecem tudo penetrar; tomar uma decisão informada.

Sabemos o esforço que representa este dia de desconto no vencimento, como conhecemos também casos em que esta tomada de posição não foi confortável no status quo actualmente existente nas escolas.

Por manterem a união na adversidade, por continuarem a acreditar na profissão, na escola e ensino público, no estado que "pensa" e tem consideração pelas pessoas: professores, alunos (e suas famílias), na construção de uma sociedade democrática não tão só assente em produtividade, em números, em cortes cegos onde mais fácil é.

Por estarem com os representantes constitucionais dos professores mesmo com divergências quanto ao dia/oportunidade, duração, forma, ...das contestações convocadas...

Por tudo isto e muito mais...um muito obrigado.

A todos os professores que acreditando e concordando com os motivos e princípios desta contestação vigorosa, por algum motivo, não se associaram a ela: ...um abraço fraterno. Sabemos das dificuldades por que alguns colegas estão a passar.

Aos colegas que por motivo de estarem desempregados não puderam aderir dizemos que não baixem os braços. A sensação de acomodação que nos é recursivamente passada e que tem várias origens, deve ser combatida interior e exteriormente. Saibam que podem continuar a contar connosco.

Aos reformados: um cumprimento solidário e uma chamada de atenção: Estejam atentos. Estamos todos no mesmo barco. 

A Democracia é o que fazemos dela. A Democracia depende de todos.

Saibamos utilizar com parcimónia e oportunidade, em cada momento, os direitos que conquistámos ao longo de muitos anos sob pena de os perdermos.

A Democracia...somos nós.

 Hugo Wever