A EDUCAÇÃO EM NÚMEROS
Este espaço destina-se a divulgar dados sobre a Educação em Portugal e em outros países.
- Estado da Educação 2020
- Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030
- Estatísticas da Educação 2019/2020 – Estatísticas Oficiais
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O estudo Educação em Tempo de Pandemia: problemas, respostas e desafios das escolas pretende identificar, tal como a sua designação indica, as principais dificuldades sentidas, as respostas dadas e os desafios enfrentados pelas escolas portuguesas durante a primeira fase de confinamento, iniciada em março de 2020.
Através de um inquérito por questionário, aplicado em julho de 2020, a diretores e a professores com funções de coordenação, o Conselho Nacional de Educação tencionou igualmente recolher informação que permitisse antever se a experiência vivida poderia ser impulsionadora de mudanças que transformassem a escola no futuro.
- Estado da Educação 2019 - Conselho Nacional da Educação
- Educação em números - Portugal 2020 - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
- Perfil do Docente 2018/2019
- Estado da Educação 2018 (edição de 2019)
- A Educação em números – Portugal 2019
- Educação e formação de adultos [Relatório Técnico]
- Retrato de Portugal PORDATA, Edição - 2019
- Disciplinas escolhidas e concluídas pelos alunos dos cursos científico-humanísticos, 2016/17 (Apresentação) - (Estudo)
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Ensino Superior - Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
Evolução do número de docentes no Ensino Superior (ETI) - 2012/13 a 2017/18 [XLSX] [ODS]
Evolução do número de docentes, por ano letivo, natureza do estabelecimento de ensino, tipo de ensino, estabelecimento de ensino, habilitação académica e sexo, de 2001/02 a 2017/18 [XLSX] [ODS]
Perfil do Docente do Ensino Superior - 2017/18 [XLSX] [ODS]
Principais resultados do Perfil do Docente do Ensino Superior - 2017/18 [PDF]
- Entre 2007/2008 e 2016/2017, o ensino básico perdeu 174.464 alunos (15,3%), dos quais 95.257 (19,2%) no 1º ciclo, 39.060 (15,2 %) no 2º ciclo e 40.147 (10,3 %) no 3º ciclo. Leia aqui o relatório do Estado da Educação 2017 - Estudo do CNE
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Perfil do docente 2016/2017
Somos mais numerosos, o envelhecimento docente cresce e o contingente feminino na profissão é consideravelmente superior ao masculino. Estudo da DGEEC
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O ensino público perdeu mais de 30 mil professores numa década, a média de idades aumenta entre os docentes, há mais alunos a abandonar a escola antes do tempo, as taxas de retenção situam-se acima da média europeia e os professores não se sentem reconhecidos nem pela sociedade nem na escola.
Estas e outras conclusões constam do Relatório sobre o estado da Educação 2016 do CNE
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Porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses?
Estudo do projeto aQueduto aos resultados do PISA - 2000-2015
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Ministério da Educação, ilegalmente, não abriu 713 vagas para vinculação extraordinária. Dados agora conhecidos confirmam denúncia feita pela FENPROF
FENPROF exige reparação da ilegalidade com produção de efeitos a 1 de setembro de 2017
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Resultados escolares por disciplina - 2º Ciclo - ensino público - ano letivo 2014 / 2015
A matemática continua a ser um obstáculo para os alunos do 2º ciclo.
Estudo da DGEEC -
Organização Escolar: O TEMPO
Tempo escolar em países da OCDE;
Tempo escolar no ensino básico em Portugal;
Organização dos horários escolares.
Estudo do CNE
- Estudo sobre Organização Escolar: As Turmas
Evolução legislativa, contexto internacional, análise da situação atual e formulação de novos cenários. - Desigualdades socioeconómicas e resultados escolares no 3º Ciclo do Ensino Público
- Evolução do nº docentes, alunos e escolas de 2000 a 2014 - Número de Docentes no Sistema de Ensino.
- Os concursos em números - Reserva de Recrutamento