Artigo:A DEFESA DA ESCOLA INCLUSIVA

Pastas / Informação / Todas as Notícias

 

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) em parceria com a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) irá  desenvolver o Projeto “A importância da Escola na inclusão social de crianças e jovens com deficiência”, co-financiado pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR).



 

Este projeto pretende sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da Escola Inclusiva,  pelo que, por todo o país e no âmbito deste projeto, que decorrerá entre Outubro e Dezembro, será apresentada uma exposição com 10 painéis ilustrativos de experiências de inclusão escolar e social de crianças e jovens com deficiência (desde a Intervenção Precoce à Universidade).



 

A exposição percorrerá todo o país, de norte a sul, incluindo regiões autónomas: Évora, Castelo Branco, Sta. Mª da Feira, Funchal, Lisboa e Ponta Delgada (conforme cartaz em anexo). Para além da exposição, em cada região realizar-se-á um debate, com programa próprio, adequado à realidade e experiência em termos de inclusão.



 

Em cada iniciativa e na sessão de apresentação da exposição, para além de outros dirigentes das organizações co-promotoras, estarão o Presidente da CNOD, José Reis, e o Secretário-Geral da FENPROF, Mário Nogueira.



 

O projeto inicia-se no dia 14 de Outubro em Évora. Neste primeiro debate estarão presentes os seguintes oradores (conforme folheto em anexo): Maria Isabel Melo(Educadora de Infância), José António Caixeiro (Professor do 1ºCEB), Gertrudes Pastor (Docente de Educação Especial), Bruno Serranito (Psicólogo na Intervenção Precoce),Madalena Melo (Docente da Universidade de Évora) e Zulima Gaspar (Associação de Surdos de Évora).



 

O programa dos debates seguintes será divulgado oportunamente.






 

Lisboa, 11 de outubro de 2013







 

                                                      A FENPROF e a CNOD