Artigo:A ARTE CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A ARTE contra a discriminação

O Grupo Escola Intercultural, promovido pelo SPGL, organiza no dia 16 de abril, sábado, pelas 10h, uma visita guiada às galerias de arte pública na Quinta do Mocho e na Quinta da Fonte. Esta visita inclui, ainda, encontros com organizações que trabalham com as crianças e jovens dos bairros e um almoço num restaurante típico de comida africana. Termina com a representação da peça Com paixão pelo teatro Ibisco, seguida de debate. Uma oportunidade única para se conhecer realidades – diversas e ricas - que em geral se mantêm ocultas, sob o manto do estigma e do gueto.
A Quinta do Mocho, bairro situado a norte de Sacavém, concelho de Loures, albergando cerca de 2800 moradores e a Quinta da Fonte, na Apelação, com cerca de 2500 moradores são, por excelência, palcos de uma diversidade de culturas provenientes maioritariamente dos países de expressão portuguesa e da etnia cigana.

O Teatro Ibisco e a Câmara Municipal de Loures organizaram dois festivais “O Bairro i o Mundo” - na Quinta da Fonte em 2013 e no Bairro da Quinta do Mocho em 2014. Desses eventos nasceram as galerias de Arte Urbana nos respetivos bairros, visitadas por alunos de vários graus de ensino, universidades, instituições, visitantes nacionais e estrangeiros.
“Mostrar o bairro ao mundo e trazer o mundo ao bairro” é o mote dos festivais que deram origem a estas galerias de arte pública. Atualmente contam-se cerca de 60 empenas pintadas por mais de uma centena de artistas. Um contributo para combater o estigma de bairro social numa galeria de arte a céu aberto.
Nesta visita iremos conhecer quais as atividades desenvolvidas junto das crianças e jovens nos dois bairros. Assistiremos a uma peça de teatro, “Com paixão”, com jovens artistas de ambos os bairros, promovida pelo Teatro IBISCO (Teatro Interbairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo), uma associação criada há 6 anos como projeto artístico e cultural para a inclusão de jovens de algumas zonas mais problemáticas do concelho de Loures.

Ponto de encontro: Casa de Cultura de Sacavém – 10h.
Visita à Galeria da Quinta do Mocho (cerca de 2 horas)
Almoço: No “Crioula Restaurante”, com três pratos à escolha, bebida, sobremesa e café por 10€/pessoa – 13h.
Saída para a Quinta da Fonte - 14h30m.
Visita à Galeria da Quinta da Fonte – 15h.
Teatro “Com paixão”, no Centro Comunitário da Quinta da Fonte: 5€/pessoa.
A visita terminará por volta das 17h30m

Inscrições: até 12/4 (terça-feira) máximo 20 pessoas.
Contacto: Sílvia Baptista. Tlm: 914 127 589 / Mail: silviabap@gmail.com