Artigo:7ª Conferência Nacional da Inter-reformados

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Reivindicativa

7ª Conferência Nacional da Inter-reformados

A Inter-Reformados foi criada em 10 de Novembro de 1990. Há mais de 22 anos que o nosso movimento sindical, para poder desencadear lutas solidárias, começou a organizar os reformados em comissões a partir dos sindicatos nos quais estavam filiados e que, após terem passado à situação de reforma, se desligavam destes.

No passado dia 18 de Janeiro de 2013 realizou a 7ªConferência Nacional, sob o lema “ Uma Vida de Trabalho exige Reformas Dignas e Direitos Sociais”, onde o Departamento de Professores e Educadores do SPGL esteve representado, participando na discussão e aprovação dos seguintes documentos:

A Carta Reivindicativa, onde constam um conjunto de medidas consideradas indispensáveis para garantir a qualidade de vida e o estatuto social devidos, à população de que os Reformados, Aposentados e Pensionistas fazem parte, à luz dos princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa.

A Moção sobre Reivindicações Imediatas que traduz as principais reivindicações do setor da população que, durante uma vida de trabalho, cumpriu as suas obrigações fiscais, na convicção de que o Estado cumprisse as funções sociais que lhe dizem respeito;

A Resolução contra a política de direita, a austeridade e o empobrecimento que reflete a indignação e a resistência de todos os representantes e representados nesta Conferência face à investida do Governo na destruição das funções sociais do Estado;

O projeto de orientações para o reforço da organização sindicalde reformados, aposentados e pensionistas, apresentado à Direção da IR eleita nesta Conferência.

Pertencemos a uma geração que lutou com afinco pelas funções sociais do Estado consagradas no texto constitucional. Hoje, na unidade de ação com o Movimento Sindical Unitário, com as associações e movimentos de Reformados e Pensionistas e com outros sectores e camadas da população, os Professores Aposentados representados pelo seu Departamento do SPGL, continuaremos a luta pela defesa dos direitos sociais, hoje seriamente ameaçados, e pela exigência de uma situação de reforma, justa e digna.

O Coordenador do Departamento,

Braulio Martins

Evolução e caracterização das pensões - documento de apoio

Também poderá “acompanhar-nos" no FACEBOOK:

https://www.facebook.com/pages/Departamento-de-Professores-e-Educadores-Aposentados-do-SPGL/410270459048383?ref=ts&fref=ts