Artigo:6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação

Pastas / Informação / Todas as Notícias

6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação

Branca Gaspar e João Pereira | Dirigentes SPGL

A Federação Nacional de Professores (FENPROF), com o apoio/parceria da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação de Atletismo de Lisboa e da Direção-Geral da Educação, organiza e dinamiza a Corrida Nacional do Professor e da Educação, no dia 26 de outubro de 2024, junto ao Centro Cultural de Belém, Lisboa. Este é um evento desportivo que acontece desde 2019 e este ano celebra a sua 6.ª edição.

Sem descurar a sua génese e propósitos mais centralizados numa atividade de ação sindical, a FENPROF e os sindicatos afetos à federação procuram ter iniciativas e intervenção em outros domínios relevantes na sociedade sendo exemplo disso inúmeras iniciativas no campo da cultura e do desporto/lazer. Com este evento, a Federação pretende, por um lado, sensibilizar para os benefícios da prática regular do desporto e atividade física para todos, valorizando o papel dos professores e educadores na promoção da formação integral dos indivíduos; e por outro, exigir a valorização da Escola Pública e o reforço orçamental para um investimento muito necessário numa escola que se pretende com qualidade, democrática e inclusiva, numa altura em que o Orçamento de Estado começa a ficar definido.

A 6.ª Corrida Nacional do Professor e da Educação contará com provas para todas as idades, uma prova principal de dez quilómetros; uma caminhada de cinco quilómetros; corridas e muita animação para os mais jovens, desde música, pinturas faciais a jogos tradicionais; e será um grande momento desportivo e de convívio entre todos os participantes. Este é um evento aberto a toda a sociedade, e tem tido a participação de inúmeros atletas de clubes federados, de grupos informais de corrida e de atletas de mobilidade reduzida que se deslocam em cadeira de rodas.

O SPGL/FENPROF convidam todas e todos a participarem, a correr ou a caminhar, em mais uma manifestação pública da força dos professores e dos educadores.

Junta a luta ao bem-estar e ao convívio.

Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024