25 de Abril é dia de estar na rua
Colegas,
Hoje, os professores, educadores e investigadores estarão uma vez mais na rua a celebrar e a defender aquele Abril de há 50 anos, que abriu as portas da Liberdade e da Democracia.
Os professores portugueses estarão a celebrar a sua trajetória na luta pela afirmação da sua profissão, pela melhoria das condições de trabalho, por uma Escola Pública de qualidade para todos.
Estarão na rua aqueles professores a quem não faltou a coragem de, enquanto estudantes, viverem as greves académicas de 1962, de 1965 e de 1969 e que, ainda em plena ditadura, chamaram a si a responsabilidade de criar um amplo movimento de professores provisórios, em todo o país , que ousaram afrontar a ditadura, lutando contra a precariedade e pela valorização da sua profissão.
Depois, já em Liberdade, foi o início do caminho da construção da Escola Pública, da carreira docente, do estatuto do professor, da autonomia e da gestão democrática, da profissionalização em serviço , da formação de professores, da consolidação de Abril.
25 de Abril é dia de estar na rua, é dia de todos os professores, educadores e investigadores, de todos os democratas, marcarem presença e encherem as ruas, na defesa da Democracia, da Liberdade, na luta por uma Escola amplamente democrática e da mais alta qualidade.
José Feliciano Costa
(Presidente do SPGL)