Artigo:1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Com duas centenas de delegados, dos quais 150 eleitos em todos os distritos do continente e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, realiza-se hoje, dia 21 de novembro, a 1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as no Auditório da Escola Secundária de Camões

A 1.ª Conferência Nacional dos Professores/as Aposentados/as tem lugar num momento muito difícil para todos os aposentados e reformados portugueses onde, naturalmente, se incluem os docentes. A atual geração de professores aposentados constitui, em inúmeros casos, a última almofada social de familiares que se encontram desempregados ou em situação de grande precariedade a que, por norma, correspondem salários muito baixos. Por essa razão, os problemas que enfrentam hoje em dia refletem-se na sua qualidade de vida, mas também nas condições de vida de outras pessoas que em si se apoiam. O problema principal que enfrentam os professores aposentados é sem dúvida a acelerada desvalorização das suas pensões devido a diversas medidas que têm sido impostas pelo governo.

No quadro das diversas ações que têm sido levadas por diante pela FENPROF destaca-se o recurso aos tribunais, quer contestando os cortes nas pensões, quer a contribuição dita de solidariedade. Recorda-se que muitos dos docentes aposentados viram a sua pensão muito reduzida logo que se aposentaram, por terem aderido ao regime antecipado de aposentação. Em alguns casos, os novos cortes que entretanto surgiram tornaram o valor da pensão quase insuportável para a satisfação das necessidades básicas de vida desses docentes.

Nesta Conferência, a FENPROF pretende ver aprovado o Caderno Reivindicativo dos Professores Aposentados, mas também tem a intenção de reestruturar o seu Departamento de Aposentados criando condições para uma ainda maior e melhor intervenção sindical neste importante grupo de professores. Os Sindicatos da FENPROF têm cerca de 7.000 professores aposentados sindicalizados tendo, por isso, a obrigação de melhorar cada vez mais a resposta sindical neste setor, sendo também isso que, em termos organizativos, pretendem fazer.

A Conferência será ainda a oportunidade de refletir sobreo papel dos aposentados na sociedade e o seu futuro. Para dinamizar este debate, a FENPROF convidou o Professor Nuno Serra, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Esta conferência dentro da Conferência está prevista para as 14.30 horas.

O encerramento da 1.ª Conferência Nacional de Professores/as Aposentados/as terá lugar cerca das 18 horas com a intervenção do Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.


Pel’ O Secretariado Nacional da FENPROF

A Comissão Organizadora da Conferência