Artigo:“OFERTAS DE ESCOLA” – NEPOTISMO À SOLTA!

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Confrontado com evidentes sinais de nepotismo por parte de muitos diretores no preenchimento dos horários  das “ofertas de escolas”, denunciados por muita gente, o ministério da Educação fez publicar normas que, deixando alguma margem às escolas, prometia garantir alguma credibilidade ao processo de seleção. Determinou que se faria uma lista respeitando a graduação profissional dos candidatos e que a escola “analisaria” o percurso e as propostas dos candidatos por entrevista ou avaliação curricular em tranches sucessivas de cinco candidatos, por ordem decrescente da graduação até à satisfação das necessidades.

O que tem chegado ao SPGL são sucessivas denúncias de escolas que, para além de não divulgarem as listas graduadas, acabam por selecionar candidatos colocados em centésimos e ducentésimos lugares mediante a artimanha de incluir “subcondições” que só a pessoa “previamente “escolhida pode cumprir. Uma espécie de concurso com o nome do “vencedor” decidido antecipadamente.

Ao não reagir, o ministério da Educação ridiculariza-se a si próprio. Aceita que haja diretores que se “marimbem” para a legislação publicada. Enfim, anula-se ao aceitar respeitosamente as práticas do mais evidente compadrio. Não será falta de dignidade a mais?

António Avelãs