Artigo:Visita guiada ao Aljube - 12 de Julho às 15h

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural



Visita Guiada para Professores, dia 12 de Julho, às 15 horas

Inscrições até 20/6 pelo Tel. 213819147

Inaugurada no passado mês de Abril, na antiga prisão do Aljube, a exposição A Voz das Vítimas organizada pelo Instituto de História Contemporânea, pela Fundação Mário Soares e pelo Movimento Não Apaguem a Memória  que pretende constituir uma afirmação de cidadania na preservação da nossa memória histórica. 
 

“Aljube - A Voz das Vítimas", é uma exposição que tem como objectivo honrar a memória e o sacrifício de todos os que foram presos e torturados durante o Estado Novo. Para que nunca se esqueça o que se passou durante mais de 30 anos. A exposição está patente na Cadeia do Aljube, em Lisboa, que funcionou como prisão política de 1928 a 1965, data em que fechou as portas. Por lá passaram presos como Mário Soares, Álvaro Cunhal, Miguel Torga, Urbano Tavares Rodrigues, António Borges Coelho, Salgado Zenha, Fernando Rosas ou Vasco Granja.”

No âmbito da exposição A Voz das Vítimas, são organizadas todas as 5.ªs feiras (salvo entre 8 de Julho e 31 de Agosto) iniciativas/debates sobre temas desenvolvidos na exposição. Esses debates decorrerão na Sala Multimédia, às 17.00 horas. Próximos debates agendados:

09/6- Estado Novo e repressão

16/6- Tribunais Políticos

23/6- A Defesa nos Tribunais Políticos

30/6- Medidas de Segurança

7/7- A Resistência - da queda da República ao 25 de Abril