Artigo:Visita cultural recordando José Saramago e Camões | Azinhaga e Constância | 7 de junho

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Visita cultural recordando José Saramago e Camões | Azinhaga e Constância | 7 de junho

José Saramago nasceu em Azinhaga, Golegã, em 16 de novembro de 1922. Foi filho de uma família camponesa e a sua educação foi marcada pela falta de recursos.  

A Delegação de Azinhaga da Fundação José Saramago releva a relação de José Saramago com a sua aldeia natal, com os avós maternos Jerónimo e Josefa, e de como se foi construindo como escritor até chegar ao Nobel de Literatura em 1998.

O espaço expositivo divide-se em dois núcleos. No primeiro núcleo conta-se a história da família e da infância do autor. No segundo núcleo descobrimos como José Saramago se foi construindo, como leitor, tradutor, editor, cronista e romancista.


A Associação da Casa-Memória Camões preserva, valoriza e divulga a relação de Camões com Constância. Aqui, terá vivido durante algum tempo, em cumprimento de uma pena, numa casa quinhentista, cujas ruínas   foram   classificadas   como imóvel de interesse público, em 1983. Sobre ela , foi erguida a Casa-Memória de Camões, segundo projeto da Faculdade de Arquitetura de Lisboa.

Esta Associação instalou também, o singular Jardim-Horto que se tornou o mais original e vivo monumento erigido no mundo a um poeta. Para além da flora camoniana, o Jardim conta com um diversificado conjunto de motivos de interesse: um elucidativo painel de azulejos reproduzindo o perfil dos três continentes percorridos pelo Poeta. um Jardim de Macau, um pequeno auditório com uma reprodução do Planetário de Ptolomeu, uma Esfera Armilar (executada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa), um poço de traça árabe e uma âncora do séc. XVII (retirada do Tejo e classificada pelo Museu de Marinha) e ainda uma escultura do mestre escultor, Lagoa Henriques, alusiva à Ilha dos Amores..Também de Lagoa Henriques é a estátua de Camões, situada à entrada do-Horto ; O Poeta sentado à sombra dos arcos da Casa Memória, contempla o  rio  Zêzere


Programa                                                                    

Dia 07

08.30h – Partida do parque de autocarros do Largo Revista Militar (metro Colégio Militar) - Lisboa.

09.30h – Paragem em Santarém

10.30h – Chegada a Azinhaga – visita guiada à Delegação da Fundação Saramago e visita guiada na freguesia - passeio pelo espaço “Cem oliveiras para Saramago”, largo da estátua do Prémio NOBEL e outros pontos de interesse na freguesia.

Almoço no Restaurante Peitaças.

Saída para Constância

15.00h – Visita guiada à Casa - Memória e Jardim-Horto de Camões.

Participação em outra(s) iniciativa(s) promovidas pela Associação no cinquentenário do nascimento de Camões. (a definir pela Associação )

18.00h – partida para Lisboa

19.30h – Chegada a Lisboa


Preço – (inclui transporte almoço e visitas) 40 visitantes – 42 euros / 35 visitantes - 46 euros

Inscrições até 22 de maio para:  everildepires@gmail.com           Tlm. 964 754 665

O pagamento deve ser feito por transferência bancária para o NIB do SPGL: 0035 0697 0000 4919 2303 7