Visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade | 19 de junho
No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril realizamos, no próximo dia 19 de junho, uma visita guiada ao MUSEU NACIONAL DA RESISTÊNCIA E LIBERDADE em Peniche.
Programa:
08h15 – Partida de Lisboa na paragem de autocarros/Metro do Colégio Militar ao lado do Centro Comercial Colombo
10h00 – Início da visita ao Museu com acompanhamento do dirigente da URAP – João Neves
Este museu, inaugurado no passado dia 27 de Abril, nasce do reconhecimento da Fortaleza de Peniche enquanto espaço-memória e símbolo maior da luta pela liberdade. De âmbito multidisciplinar, o Museu Nacional Resistência e Liberdade tem como missão a preservação da memória histórica da luta do Povo Português, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia.
12h30 – Almoço buffet em restaurante local
14h00 – Visita guiada ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, Igreja Matriz de S. Leonardo e Igreja de N. Senhora da Conceição.
O CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia tem como objetivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da Região Histórica de Atouguia da Baleia. Ali poderemos ver a igreja de S. José e a exposição intitulada "A Baleia em Atouguia" que aborda a ligação da vila medieval com a captura da baleia e a sua importância na afirmação territorial e no desenvolvimento económico.
A Igreja de São Leonardo de Atouguia da Baleia (final do século XIII; séc. XIV) é uma edificação religiosa de características romano-góticas, apresentando também alguns elementos manuelinos e maneiristas. Está classificada com Monumento Nacional desde 1949.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também referida como Real Capela de Nossa Senhora da Conceição foi edificada por ordem da Santa Casa da Misericórdia da vila e financiada com esmolas do povo e de algumas figuras da nobreza portuguesa do século XVI, nomeadamente a rainha D. Maria Sofia de Neuburgo, segunda esposa de Pedro II de Portugal.
16h00 – Visita ao Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I e Igreja de S. Sebastião
Um museu dedicado ao amor proibido de Pedro e Inês. O casal viveu na vila entre 1346 e 1352, quando Pedro era ainda um infante e Inês era uma dama da corte. Aqui nasceram os seus três primeiros filhos, Afonso, Beatriz e João.
A Igreja de São Sebastião ou Igreja Paroquial de Serra d'El-Rei, remonta ao séc. XVI. Por fora é uma igreja com o desenho tradicional, por dentro é praticamente toda revestida por azulejos alusivos à vida de São Sebastião e o altar e outras imagens têm talha dourada dignas de serem apreciadas.
17h00 – Regresso a Lisboa
Inscrição até 31 de maio para: brauliolmartins@gmail.com
Informações: 960 202 007
Preço: 26€ (inclui: transporte, visitas e radioguia)
Deve fazer o pagamento para o IBAN do SPGL: 0035 0697 0000 4919 2303 7