Artigo:Visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade | 19 de junho

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Visita ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade | 19 de junho

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril realizamos, no próximo dia 19 de junho, uma visita guiada ao MUSEU NACIONAL DA RESISTÊNCIA E LIBERDADE em Peniche.

Programa:

08h15 – Partida de Lisboa na paragem de autocarros/Metro do Colégio Militar ao lado do Centro Comercial Colombo

10h00 – Início da visita ao Museu com acompanhamento do dirigente da URAP – João Neves

Este museu, inaugurado no passado dia 27 de Abril, nasce do reconhecimento da Fortaleza de Peniche enquanto espaço-memória e símbolo maior da luta pela liberdade. De âmbito multidisciplinar, o Museu Nacional Resistência e Liberdade tem como missão a preservação da memória histórica da luta do Povo Português, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia.

12h30 – Almoço buffet em restaurante local

14h00 – Visita guiada ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, Igreja Matriz de S. Leonardo e Igreja de N. Senhora da Conceição.

O CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia tem como objetivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da Região Histórica de Atouguia da Baleia. Ali poderemos ver a igreja de S. José e a exposição intitulada "A Baleia em Atouguia" que aborda a ligação da vila medieval com a captura da baleia e a sua importância na afirmação territorial e no desenvolvimento económico.

Igreja de São Leonardo de Atouguia da Baleia  (final do século XIII; séc. XIV) é uma edificação religiosa de características romano-góticas, apresentando também alguns elementos manuelinos e maneiristas. Está classificada com Monumento Nacional desde 1949.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também referida como Real Capela de Nossa Senhora da Conceição foi edificada por ordem da Santa Casa da Misericórdia da vila e financiada com esmolas do povo e de algumas figuras da nobreza portuguesa do século XVI, nomeadamente a rainha D. Maria Sofia de Neuburgo, segunda esposa de Pedro II de Portugal.

 

16h00 – Visita ao Museu de Serra d’ El-Rei D. Pedro I e Igreja de S. Sebastião

Um museu dedicado ao amor proibido de Pedro e Inês. O casal viveu na vila entre 1346 e 1352, quando Pedro era ainda um infante e Inês era uma dama da corte. Aqui nasceram os seus três primeiros filhos, Afonso, Beatriz e João.

A Igreja de São Sebastião ou Igreja Paroquial de Serra d'El-Rei, remonta ao séc. XVI. Por fora é uma igreja com o desenho tradicional, por dentro é praticamente toda revestida por azulejos alusivos à vida de São Sebastião e o altar e outras imagens têm talha dourada dignas de serem apreciadas. 

17h00 – Regresso a Lisboa

 

Inscrição até 31 de maio para: brauliolmartins@gmail.com

Informações: 960 202 007

Preço: 26€ (inclui: transporte, visitas e radioguia)

Deve fazer o pagamento para o IBAN do SPGL: 0035 0697 0000 4919 2303 7