Artigo:Vigilia PELO EMPREGO - Contra a precariedade e o desemprego

Pastas / Informação / Todas as Notícias

24 horas PELO EMPREGO

ASSUNTO: Isto é sobre ti e a pergunta é urgente: ESTÁS DISPONÍVEL PARA AGIR?!

- Há professores contratados com anos e anos de serviço. O Governo e a maioria em que se suporta na Assembleia da República, em vez de resolver o escândalo da continuada precariedade desses/as colegas, preparou e prepara medidas para correr com eles/as das escolas! Se o Governo pretende “libertar-se” destes, que futuro reserva para os que têm menos anos de serviço?! Não podes cruzar os braços!

- Em vez do necessário investimento nas escolas e na Educação, a orientação é cortar, cortar, cortar, o que já vai tornar Portugal, este ano, o país da UE27 que menos esforço faz com a Educação. Isto atinge-te! Medidas como a junção de agrupamentos e escolas, o aumento do número de alunos por turma, o fim de muitos projectos e apoios, ou a dita “revisão curricular”, servem para retirar professores das escolas, começando pelos contratados que são mais fáceis de “dispensar”. É preciso que faças alguma coisa! Não agires é quase o mesmo que colaborares... Para o ano deixará de haver, praticamente, contratação nas escolas… Desemprego em cima de desemprego…

- Estas opções políticas criam uma inaceitável incerteza na vida das pessoas, como bem sabes. Obstam à independência. São responsáveis por um revoltante desperdício das qualificações, quer no desemprego, quer no recurso a outras ocupações, que não a docência, quer pela emigração. Como se sabe, o primeiro-ministro, sem pinta de vergonha, até já te foi recomendando a emigração, como se o país não precisasse dos/as professores/as que formou! Não pode ser!

- Para além destes apontamentos, poderíamos aqui referir outras coisas como a progressiva redução dos apoios em situação de desemprego, o aumento insuportável do custo de vida ou a selvajaria crescente na regulamentação do trabalho… São demasiadas razões para continuar à espera do que dará!

Por tudo isto temos de agir e precisamos de todos. É necessário que se envolvam não só todos os colegas que ainda estão contratados, e outros/as que foram afastados do exercício da profissão, mas também todos os outros que defendem a escola pública!

A FENPROF tem em vista a organização de uma VIGÍLIA PELO EMPREGO (pelo teu emprego!).

Falar só não chega. É preciso agir, despertar consciências, pegar nas nossas mãos a exigência do direito a um futuro digno e profissional!

Aqui vai a ideia:

- Montar “arraiais” na Av. 5 de Outubro, frente ao MEC, desde a tarde de sexta, 24 de Fevereiro pelas 15 h, até às 15h de sábado, dia 25, em contínuo.

- Durante esse tempo, fazer contatos com a comunicação social, solicitar intervenções de deputados, divulgar testemunhos de professores/as, gente ligada a vários setores

- Manter animação da acção de forma a chamar atenções sobre os seus motivos.

- Traz uma mala de viagem com rodas, onde colaremos as nossas palavras de ordem e que representará a precariedade, a instabilidade, a falta de opções, a mala às costas e a luta pelo sonho.

Contratado?! Isto é sobre ti e a pergunta é urgente: ESTÁS DISPONÍVEL PARA AGIR?!

Uma ação assim, só será eficaz com a participação de todas e todos. Mais: as questões que queremos levantar são de tal forma graves para tanta gente como tu que não podemos correr o risco de ter lá apenas meia dúzia de colegas mais activos/as, mais conscientes da possibilidade e da obrigação que têm de agir para manifestar o que pensam e influenciar o que está a ser feito (a destruição deliberada do direito ao trabalho, à estabilidade, à vinculação, à constituição de vidas e realização de sonhos)!

É preciso denunciar o que o Governo tem em marcha! É preciso dar visibilidade ao que está a acontecer e que o Governo está em vias de agravar! É preciso que o Governo sinta que tem pela frente gente que vai lutar, gente que resiste ao que está a ser feito, gente que discorda!

A realização da VIGÍLIA PELO EMPREGO depende inteiramente da tua DISPONIBILIDADE para poder ser concretizada e ter verdadeiro significado.

Nós queremos fazê-la, achamos importante fazê-la!...

E tu, Colega?!