Velhos problemas
José Feliciano Costa (SG FENPROF), Correio da Manhã, 10 de junho 2025
A Educação e Ciência tem novamente “novo” ministro que conhece bem todos os velhos problemas do setor, a começar pela da falta de professores.
Será que é desta que se agarra o dito cujo pelos cornos, enfrentando de forma efetiva este drama, que tem de começar necessariamente pela valorização da carreira docente de forma a atrair jovens e também muitos daqueles que a abandonaram?
Ou vai continuar a protelar, continuando, como diz o povo e bem, a «encanar a perna à rã» apresentando paliativos que nada resolvem, como planos que até têm nomes com substantivos abstratos como “sucesso”, mas que são verdadeiros insucessos, como os números da falta de docentes vão semanalmente e infelizmente comprovando?
Esta tem mesmo de ser a verdadeira luta a travar e veremos se o ministro agora de novo empossado, bate o pé, exigindo mais dinheiro para a Educação. Se exige os tais 6% do PIB que tanta falta fazem para quebrar este tão prolongado e intencional ciclo de subfinanciamento.
Dinheiro que ao invés de ser enviado para alimentar outras guerras, tem de alimentar esta, a “guerra” por uma Educação de qualidade. Veremos.