Um passo maior que a perna
José Feliciano Costa (SG FENPROF), Correio da Manhã, 22 de julho de 2025
Estes são tempos em que o digital está presente oferecendo inúmeras oportunidades, desafiando o hábito há muito consolidado da prática da leitura.
Contudo, os estudos alertam para os cuidados a ter na adoção indiscriminada do digital e para a necessidade de procurar equilíbrios entre o uso do digital e o papel na educação.
Os estudos também dizem que a leitura em papel possui um valor inestimável quando se consideram algumas capacidades cognitivas tais como a capacidade de concentração, o desenvolvimento de vocabulário ou capacidades de memória.
Por isso, alguns países já recuaram no uso do digital considerando que apesar das vantagens que apresenta, a leitura em papel traz benefícios que nenhum ecrã substitui.
Por cá, face a todos os constrangimentos recentemente verificados durante a realização de provas em formato digital, que não garantiram equidade e considerando que o uso digital pode aumentar desigualdades entre alunos com diferentes níveis de acesso e competências digitais, não seria sensato repensar a generalização da aplicação neste formato não dando um passo maior que a perna?