Artigo:SPGL e Universidade Aberta assinam Protocolo de Cooperação

Pastas / Informação / Todas as Notícias

 

Profissionalização pela Universidade Aberta mais próxima com assinatura de Protocolo de Cooperação entre o SPGL e a Universidade Aberta

Foi assinado em 10 de Fevereiro um Protocolo de Colaboração entre o SPGL, representado pelos seus Presidente e Vice-Presidente, respectivamente professores António Avelãs e Óscar Soares e a Universidade Aberta representada pelo seu Reitor Professor Doutor Carlos Reis.

A finalidade deste protocolo é “promover e apoiar a formação de docentes no âmbito dos cursos ministrados pela Universidade Aberta, designadamente a acções de formação visando a profissionalização de professores com habilitação própria”.

Para atingir tal fim a Universidade Aberta tem vindo a colaborar com o SPGL na elaboração de um projecto de formação destinado a efectuar a profissionalização de actuais professores contratados com habilitação própria, projecto que obteve o compromisso de validação da Secretaria de Estado da Educação.

O referido projecto será entregue ao Ministério da Educação até ao final do corrente mês de Fevereiro e, após a sua validação, dará início à fase da inscrição e de matrículas. A fase de aprendizagem terá início em finais de Março, começando por duas semanas de aprofundamento e sistematização dos conhecimentos de informática, indispensável para a frequência do curso, pois ele realiza-se no sistema de “e-learning”.

Espera-se que à última hora, o Ministério da Educação não levante dificuldades inesperadas, pois tudo se está a desenvolver por um lado no respeito pelo que está legalmente estabelecido, por outro está-se a cumprir o que foi acordado com o Ministério da Educação e com justiça e com vantagem para o sistema educativo, está-se a resolver a situação profissional de alguns milhares de professores que têm sido e continuam a ser necessários… e a ter direitos!!

Uma última nota - o protocolo assinado dá, aos associados do SPGL e dos outros sindicatos da FENPROF, o direito a um desconto de 15% nos custos de inscrições, matrículas e propinas. Tal desconto tem algum significado embora não seja o mais importante, o que neste caso é claramente a organização e validação do curso de “profissionalização extraordinária pela Universidade Aberta".

 Para ler a versão integral do "Protocolo" assinado descarregue o ficheiro anexo (em baixo, nesta página)

Lisboa, 11 de Fevereiro de 2009

 A Direcção do SPGL

   Óscar Soares