Artigo:Síntese do Plenário de Professores e Educadores Contratados e Desempregados

Pastas / Informação / Todas as Notícias

No passado dia 16, no SPGL reuniu um Plenário de Professores e Educadores contratados e desempregados, que procurou refletir a gravidade do momento que atravessamos, nomeadamente a imposição por parte do MEC, da PACC (Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades. Preparámos este plenário construindo pontes com outros pelo que, também esteve presente a colega Inês Garcia em representação da ANVPC (Associação Nacional dos Professores Contratados).

Numa reunião muito participada, a rejeição à imposição desta prova foi uma das notas constantes das diversas intervenções bem como, que objetivo final é afastar numa primeira fase os Professores Contratados, mesmo os que têm provas foram dadas ao longo dos anos para, mais tarde, chegar aos colegas do Quadro. Nesse sentido esta PACC constitui um ataque à dignidade profissional de todos os docentes!

Desta reunião ficou a convicção de que a luta é o único caminho! Uma luta que deverá envolver TODOS OS PROFESSORES EM DEFESA DA SUA PROFISSÃO E DA ESCOLA PÚBLICA, apelando-se à construção de abaixo-assinados, departamento a departamento, de posições contra a mesma, em cada escola do país, demonstrando assim a ignomínia com que o MEC está a tratar os docentes. Apela-se a todos e todas que os façam chegar a este sindicato. Foram feitas propostas de cordões de professores em volta das escolas no dia 18 de dezembro, de forma a impedir a realização da mesma. Cada Professor e cada professora, cada educador e cada educadora, assumiram que é fundamental ganhar os Encarregados de Educação e a Comunidade Educativa, para este tema, demonstrando que apesar de se ter cumprido todos os critérios previstos na lei para serem opositores a concurso de professores, o MEC considera agora que tudo isso é inválido e de forma unilateral, impõe um exame que se sobreporá ao trabalho de anos de faculdade, de especialização, de formação contínua, de anos de experiência! Por último, foi aprovada uma moção por unanimidade e aclamação. Foi decidido ainda que nos iríamos juntar à manifestação convocada por diversos professores, em frente à Assembleia da República às 15H.

A Comissão de Professores e Educadores Contratados e Desempregados.

16.11.13