Sindicatos foram recebidos pelo Gabinete da Ministra do Trabalho
O SPGL, coordenador da Comissão Negociadora Sindical, constituída por SFP, SNP, SINTTAV, SPGL, STFPSN, STFPSSRA e STSS, do acordo de empresa da SCML, foi recebido pelo Gabinete da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no passado dia 27 de setembro.
Os Sindicatos veicularam um conjunto de situações apuradas e transmitidas pelos seus associados, das quais destacámos a pouca transparência salarial da SCML em relação aos seus trabalhadores, que se concretiza na progressão de só alguns trabalhadores durante o congelamento das progressões de 2011 a 2016, ou ainda a progressão de trabalhadores dois ou mais níveis em caso de cessação das comissões de serviço desde 2017, data da publicação do AE que retirou essa possibilidade.
Por outro lado, os Sindicatos apelaram à intervenção da Senhora Ministra, no sentido de interceder junto da SCML para que sejam fornecidos dados solicitados sobre o assunto e que a SCML nunca disponibilizou.
A Senhora Chefe de Gabinete mostrou-se sensível e disponível para envidar esforços, no âmbito das suas competências junto da SCML, no sentido não só de apurar as irregularidades relatadas, mas também para solicitar à SCML que responda aos Sindicatos.
Os Sindicatos consideram que não podem deixar este assunto por esclarecer, tanto mais que se aproxima um ano de grandes exigências, quer para os trabalhadores, em geral, quer para a missão da SCML, onde as progressões estão congeladas, de novo, desde 2020 e os aumentos salariais têm sido insignificantes. Acresce que os aumentos que ocorreram assentaram sempre numa perspetiva de estratificação sem respeito pelo trabalho e esforço diário de todos quantos trabalham na instituição.
Não vamos parar até esclarecermos a verdade, não vamos parar até conseguir salários e progressões dignas.