Artigo:Saudação da direção do SPGL aos professores e educadores da área da grande Lisboa

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa saúda todos os professores e educadores que hoje fizeram greve e que tornaram possível um resultado extraordinário para os professores e para a escola pública portuguesa.

A adesão a esta greve de 85 a 95% dos professores corresponde a uma grande derrota do MEC e a uma vitória de todos os que lutam pelo emprego, pelas condições de trabalho dos docentes e pela escola pública de qualidade em Portugal.

Na área do SPGL mais de 400 salas não funcionaram para os exames de Português, o que significa que cerca de 6 mil alunos não fizeram exame. Este é um resultado extraordinário se levarmos em conta que bastava um diminuto número de docentes para viabilizar o funcionamento dos exames e que o MEC lançou mão dos mais variados expedientes, muitos deles de legalidade mais do que duvidosa, para viabilizar o funcionamento de algumas salas de exame.

Dirigimos igualmente uma saudação muito especial aos professores e educadores das escolas em que, apesar de a adesão dos professores ter sido muito significativa – em muitos casos de 80 e 90% –, não foi possível inviabilizar a realização de exames. Não desanimem. Esta era uma luta difícil e o seu esforço foi também muito importante para a defesa da nossa profissão e da escola pública.

A luta vai agora entrar numa nova fase. Mantendo-se durante toda esta semana a greve às formas de avaliação (conselhos de turma), nos próximos dois dias, terça e quarta feiras, um inquérito vai correr as escolas e estará nos sítios web dos sindicatos para avaliar a disponibilidade dos docentes para a continuação deste processo. Na quinta feira faremos reuniões magnas de docentes em todas as capitais de distrito e na sexta feira, depois de apurados os resultados desta consulta, anunciaremos a continuação das formas de luta. Não deixem de participar nesta consulta democrática, essencial para garantirmos a coesão e a unidade entre todos, fundamental para garantirmos a vitória, que não é só dos professores mas antes de todos quantos defendem uma escola pública de qualidade e os serviços públicos em Portugal.

A direção do SPGL