Artigo:Reunião sindical no iMM discute precariedade, programa FCT Tenure e fusão do iMM com o Instituto Gulbenkian de Ciência

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Reunião sindical no iMM discute precariedade, programa FCT Tenure e fusão do iMM com o Instituto Gulbenkian de Ciência

A 8 de abril, realizou-se uma reunião sindical de investigadores no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), organizada em conjunto pelo núcleo iMM Postdoctoral Association (iMM PDA), o Departamento do Ensino Superior e Investigação (DESI) do SPGL e a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

Na reunião, com cerca de 30 participantes, o núcleo de investigadores começou por apresentar um mapeamento do número de trabalhadores científicos e dos seus vínculos no iMM (desde doutorandos com bolsa de investigação a doutorados com contratos de trabalho precários de Estímulo ao Emprego Científico). Uma das preocupações mais urgentes são os cerca de 12 trabalhadores contratados ao abrigo do DL57 na sua Norma Transitória, que em julho deste ano verão os seus contratos a termo incerto terminar. Outros colegas com contratos dos CEEC chegarão à mesma situação pouco depois. Segundo os investigadores, a direção do iMM tem sido omissa quanto ao futuro destes trabalhadores.

Os investigadores partilharam as suas preocupações e os problemas decorrentes da precariedade dos seus vínculos, nomeadamente com a necessidade de cumprimento de vários direitos que lhes cabem ao abrigo da legislação laboral. O SPGL respondeu às dúvidas levantadas e debateram-se possíveis ações a desenvolver. 

Discutiu-se igualmente o programa FCT Tenure e várias questões sobre a sua aplicação, nomeadamente sobre a manifesta falta de vontade de algumas entidades patronais de integrarem os trabalhadores científicos com vínculos precários nas devidas carreiras e quadros de pessoal.

Os investigadores demonstraram ainda preocupação com a fusão entre o iMM e o Instituto Gulbenkian de Ciência através da criação do novo instituto, a Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, e as suas possíveis consequências, nomeadamente na perda de direitos laborais.

O Departamento do Ensino Superior e Investigação do SPGL