Artigo:REUNIÃO PLENÁRIA - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - dia 29 (QUINTA-FEIRA) 15H

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Vamos acompanhar o debate de urgência sobre a abertura do ano lectivo.

É já nesta quinta-feira na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA:

A proposta surgida durante a CONCENTRAÇÃO DE PROFESSORES realizada junto ao MEC no dia 23: é a de acompanhar, nas galerias da sala do plenário, o debate de urgência.

 REUNIÃO PLENÁRIA [ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA] - 2011.09.29 (QUINTA-FEIRA) 15:00 HORAS

Debate de urgência, requerido pelo Grupo Parlamentar do PCP, ao abrigo do artigo 74.º do Regimento da Assembleia da República, sobre a abertura do ano lectivo.

http://www.parlamento.pt/Paginas/XIIL1S_RP201109282930.aspx

Acompanhar de perto, presencialmente, este importante debate… Escrutinar atentamente as posições e os comportamentos dos diferentes grupos parlamentares…

Isto também faz parte da nossa luta; da tua luta!!

O arranque deste ano lectivo está a ser marcado pelo forte aumento do desemprego e da instabilidade que se abate sobre todos os docentes. Fica marcado também por um sentimento cada vez mais vivo da injustiça de muitas regras de colocação (ofertas de escola, mecanismos de atribuição horários nas BR, muitas situações de DACL, promessas não cumpridas para os DCE). Não bastasse isso, temos ainda os resultados desastrosos para muitos/as professores/as das manipulações de horários promovidas pelo MEC num flagrante desrespeito pelos/as docentes.

Claro que por detrás de tudo isto agiganta-se o violento corte de verbas que a Educação sofreu este ano. Mas o pior é que, como é público, o Governo já anunciou mais cortes brutais, isto é, ainda mais desemprego e ainda maior instabilidade.

E estes problemas não são, como todos sabemos, dificuldades “teóricas”. Estão a atingir em concreto as escolas e cada vez mais colegas e suas famílias, expostos à vertigem de erradas austeridades.

Estar nas galerias da AR a acompanhar atentamente o debate é um direito dos/as professores/as e é também uma forma de dar seguimento à luta. As coisas não podem continuar como estão!

Contacta já o sindicato da FENPROF na tua região para saberes mais pormenores. É já nesta quinta-feira às 15h (deves comparecer um pouco antes para entrar). Não fiques de fora.