Artigo:Reunião com a Universidade Aberta

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Ontem, dia 6 de Janeiro, realizou-se mais uma reunião de trabalho entre a U.A, representada pelo Pró-Rector, Dr. Domingos Caeiro e pelo Dr. José Sales e o SPGL/FENPROF, representado pelos dirigentes Óscar Sores e Deolinda Martin, com o objectivo de construção de uma proposta de Profissionalização para professores que a não possuem.

Perante o levantamento de possíveis interessados nesta formação, a UA mostrou-se disponível e interessada em avançar com este processo, sendo que irá apresentar em breve uma proposta de profissionalização ao ME, com vista à sua validação.

Antes deste envio, ainda ocorrerá uma reunião para uma última auscultação ao sindicato e para que este tenha uma palavra final na apresentação do que seguirá para o ME.

Manter-se-ão as datas indicativas de Março para início desta profissionalização, bem como serão ainda consideradas para efeito de equivalências as disciplinas feitas anteriormente, pela UA. A UA providenciará informações sobre esta matéria no acto de inscrição.

Quanto a professores com menos de 5 anos de serviço, a resolução da sua situação não pode ser feita no âmbito deste modelo de profissionalização pelo que perspectivamos a apresentação de proposta ao M.E. de que sejam analisadas estas situações no âmbito do processo de Bolonha. Pretendemos discutir isto com O Secretário de Estado da Educação em próxima reunião que tivermos sobre esta matéria.

Pela urgência na abertura destes cursos não será possível utilizar as metodologias on-line, sendo que estes decorrerão nos moldes de trabalho tradicionais da UA.

No final da reunião, ainda se abordou a possibilidade de um protocolo com o SPGL/FENPROF que permitisse aos seus associados condições mais vantajosas na frequência da profissionalização, nomeadamente no que respeita a eventuais descontos nas propinas. A UA mostrou concordância de princípio nesta matéria, pelo que este também será um dos pontos de trabalho da próxima reunião.

A Direcção