Artigo:Professores aposentados entregam Caderno Reivindicativo

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Os professores e educadores aposentados decidiram, na sua 1ª Conferência Nacional, promovida pela FENPROF, entregar a Passos Coelho o Caderno Reivindicativo que então aprovaram. Entretanto, souberam que o governo, insatisfeito com todas as malfeitorias que tem vindo a praticar também sobre os aposentados, decidiu continuar, aprofundando ainda mais, os atos de pilhagem sobre as suas pensões.

As pensões que os docentes aposentados e reformados recebem não são um favor que lhes é feito, mas um direito que adquiriram após décadas de descontos para a CGA e Segurança Social. Porém, esse direito tem sido desrespeitado pelo governo que, em pouco mais de 2 anos, já reduziu o valor das pensões dos docentes em várias centenas de euros.

Há, pois, razões para que a entrega do Caderno Reivindicativo dos Educadores e Professores Aposentados ao Primeiro-ministro seja acompanhada de um forte protesto contra a inaceitável situação em que estes docentes se encontram, tendo muitos deles sido aposentados antecipadamente, já com fortes cortes em pensões que agora, para muitos, se tornam insuficientes para manter um nível digno de vida.

Esse protesto terá lugar na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, a partir das 15 horas, junto à Residência Oficial do Primeiro-ministro, em São Bento. Às 16 horas está já confirmada a audiência com responsáveis do Gabinete de Passos Coelho a quem será entregue o Caderno Reivindicativo.

Neste protesto intervirão a Coordenadora Nacional do Departamento de Aposentados da FENPROF, Lígia Galvão, e o Secretário-geral da Federação, Mário Nogueira. Foram ainda convidados para dirigirem saudações aos presentes, o Secretário-geral da CGTP, bem como todos os grupos parlamentares.

                                                           

Secretariado Nacional