Depois de, em 2012, a FENPROF e a SECRE/Corretores de Seguros terem promovido a primeira edição do Prémio Literário António Gedeão, esta iniciativa tem agora a sua segunda edição, com o premiado a ser conhecido em 5 de outubro, Dia Mundial dos Professores.
De acordo com o regulamento que a FENPROF e a SECRE estabeleceram, este prémio alterna a poesia (Prémio António Gedeão) e a ficção (Prémio Urbano Tavares Rodrigues). A vencedora da primeira edição (poesia) foi Ana Luísa Amaral, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, com a obra “Vozes”.
Este ano, em segunda edição, estarão em apreciação obras de ficção publicadas em 2012 e, tal como no ano anterior, será atribuído ao vencedor um prémio pecuniário no valor de 7.500 euros. Poderão candidatar-se ao prémio docentes e investigadores que tenham publicado a sua obra no ano atrás indicado. O júri será presidido por Paulo Sucena e contará também com a participação de José Manuel Mendes (Presidente da Associação Portuguesa de Escritores) e Clara Rocha (que presidiu ao júri do Prémio Camões 2013).
O regulamento do Prémio Urbano Tavares Rodrigues poderá ser consultado em www.fenprof.pt, assim como em www.secre.pt. Com a criação deste prémio, as entidades parceiras pretendem valorizar o trabalho dos professores, também para além do que é a sua exigente atividade na escola, daí a escolha da data em que se assinala o Dia Mundial dos Professores para sua atribuição.
As entidades promotoras: FENPROF e SECRE