Artigo:Prémio de poesia António Gedeão

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A FENPROF – Federação Nacional dos Professores e a SECRE – Corretores de Seguros, em parceria, criaram um Prémio Literário que, este ano, na sua primeira edição, se destina a galardoar obras de poesia em português e de autor português, publicadas integralmente e em primeira edição no ano 2011. O universo de onde sairá o autor a distinguir é o composto por docentes no ativo ou aposentados, de qualquer grau de educação ou de ensino, público e privado, ainda que deslocados em outros serviços ou funções.

 O Júri do Prémio de Poesia António Gedeão é constituído por Paulo Sucena, que foi Secretário-Geral da FENPROF e, enquanto autor, tem obra de poesia publicada, José Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, e Lídia Jorge, escritora de mérito reconhecido. Trata-se, pois, de um Júri de elevada qualidade que garante critérios também de grande exigência. Este prémio tem um valor de sete mil e quinhentos euros (7.500 euros), sendo o vencedor divulgado em cerimónia pública a realizar em Outubro de 2012, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Professor.

 Para a FENPROF esta é uma iniciativa de grande importância. Enquanto maior e mais representativa organização sindical de docentes e investigadores em Portugal, à FENPROF colocam-se mais e maiores responsabilidades na promoção e valorização dos docentes e de toda a sua atividade. Escrever é, claramente, uma atividade que os professores desenvolvem por razões de ordem profissional, mas igualmente fora do exercício da sua profissão. Foi com a intenção de valorizar essa atividade que a FENPROF, em parceria com a SECRE, decidiram criar este Prémio Literário.

 A parceria entre a FENPROF e a SECRE, também neste domínio, surge naturalmente. De facto, a SECRE é parceira comercial com Sindicatos da FENPROF há mais de 20 anos e, ao longo desse tempo, marcou presença em muitas iniciativas promovidas pela FENPROF.

 Este Prémio Literário, que tem este ano a sua primeira edição – do qual se junta o respetivo regulamento –, será agora amplamente divulgada pela FENPROF e seus Sindicatos, quer junto dos seus associados e das escolas, como das editoras nacionais.

 

O Secretariado Nacional