Por Almada, do Al-Andalus aos nossos dias
| Departamento de Professores e Educadores Aposentados |
Para iniciar as suas atividades socioculturais deste ano, o Departamento de Professores e Educadores do SPGL escolheu a cidade de Almada e visitou, dia 24 de setembro, três dos núcleos museológicos desta cidade com um património muito rico e vasto. Começou pelo Museu da Cidade que nos leva a conhecer a evolução da cidade com oitocentos anos, desde o período do Al-Andalus até aos nossos dias. Ainda no edifício do Museu da Cidade, visitámos a exposição «25 de Abril – quinta-feira» com fotografias de Alfredo Cunha e textos de Adelino Gomes e Fernando Rosas.
A parte da tarde foi dedicada ao museu arqueológico, recentemente denominado Covas de Pão, que nos permite ter contacto com parte dos achados encontrados debaixo da vila medieval. Seguimos para a Casa da Cerca, para visitarmos o Jardim Botânico que está entre os onze jardins botânicos nacionais. A explicação, detalhada e viva das árvores e plantas que aí se encontram, só não demorou mais tempo porque uma chuva inesperada nos fez lembrar que o Outono já havia chegado há dois dias.
O Departamento de Professores Aposentados apreciou esta visita, tomou boa nota de que Almada ainda tem muito para descobrir e visitar e avaliou a excelente qualidade das exposições e das guias que nos acompanharam.
Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024