Artigo:“Passados 50 anos, que o passado esteja presente no nosso exemplo projetado no futuro”

Pastas / Informação / Opinião

“Passados 50 anos, que o passado esteja presente no nosso exemplo projetado no futuro”

Figura incontornável da luta sindical, dedicou-se com determinação e coragem à defesa dos direitos (de e) dos professores.  Sempre guiado por um profundo sentido de justiça, compromisso com a causa pública e o bem comum, a sua vida sindical foi marcada por uma capacidade única de inspirar colegas, fossem eles veteranos na luta ou recém-chegados ao movimento sindical.

50 anos de história do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) têm gravados o nome de Óscar António Soeiro Soares entre os muitos sindicalistas que, após o 25 de Abril, contribuíram decisivamente para a sua formação. Também na Corrente Sindical de Socialistas da CGTP-IN (CSS/CGTP-IN) teve um papel fundamental. A sua atuação foi sempre pautada por uma clareza de ideias e de princípios - características que o tornaram uma referência no movimento sindical.

O seu exemplo não é único mas merece relevo pelo testemunho que deixa de altruísmo, resiliência e dedicação à liberdade sindical de pensamento e ação no SPGL – mantidos literalmente até ao último dia da sua vida.
Este exemplo de vida deixa raízes que só podem ter expressão maior.

O movimento sindical é fundamental para os equilíbrios sociais mas os sindicatos só têm força se conseguirem mobilização e se forem estatisticamente representativos.  Aumentar e enriquecer a participação sindical faz-se com o aumento da pluralidade. Só a pluralidade pode aumentar a identificação dos representados com os seus representantes e gerar um ciclo virtuoso que torne a facilitar e estimular a participação.

Que passados 50 anos, o passado esteja presente no nosso exemplo projetado no futuro.

Estimulamos a participação plural a partir das bases: Uma voz dos Professores viva a partir das bases alimenta uma organização também ela viva.
É esta combatividade, livre de influências partidárias que o Óscar deixou de legado. Um sindicalismo que continua a existir e a precisar de quem o represente.

Viva o 25 de Abril! Viva a a Democracia, Viva a Liberdade, Viva o SPGL!

Hugo Sá da Bandeira Wever