Artigo:OS DOCENTES CONTRATADOS SÃO PESSOAS E NÃO PEÇAS DESCARTÁVEIS DEPOIS DE USADAS

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Os professores  (1)responderam muito bem à convocação da manifestação do dia 12. Os professores da área do SPGL estiveram particularmente bem! Obviamente que, como presidente do SPGL, quero aplaudir todos os dirigentes e delegados sindicais que com toda a determinação se empenharam no sucesso de uma iniciativa que, devido à data, apresentava alguns riscos. E obviamente aplaudir todos os que estiveram no Rossio e na Assembleia da República.

Foi uma boa manifestação. Mostrou que está crescendo a consciência da dimensão do ataque que está a ser feito à carreira docente e à escola, nomeadamente à escola pública. E que se está desenvolvendo – tardiamente? – a capacidade de resposta coletiva.

Sendo verdade que estruturalmente o que mais ressalta é a ameaça sobre a escola pública como a construímos nos anos seguintes a 1974, no plano imediato o que mais choca é a onda de despedimentos que ameaça  abater-se sobre os docentes contratados. O governo certamente insistirá em “mascarar” a situação dizendo que não são despedimentos, são apenas não renovação de contratos… Não terá a dignidade de dizer que muitos destes docentes são contratados há 10, 12, 15, 20 e mesmo mais anos – e que portanto só ilegitimamente estão na situação de contratados.

Os passos que teremos de dar para dar seguimento à boa jornada de luta de ontem dependerão da capacidade de mobilização que este grupo de docentes manifestar. Da parte do SPGL terão todo o apoio e empenho na mobilização. É preciso gritar bem alto – lá para os lados de S.Bento parece grassar forte surdez…-  que estamos a tratar de pessoas e não de peças descartáveis depois de usadas.

…………

(1)    Por professor entenda-se todos os docentes e investigadores