O regresso à escola e o bem-estar dos alunos
No Público de domingo, dia 9 de janeiro, surge com a assinatura de Andreia Sanches, o editorial ”O regresso à escola e o bem-estar dos alunos”. A sua pertinência e a atualidade do seu conteúdo constituíram a razão da minha escolha para notícia do dia. Como aí se afirma: “Não se trata apenas de recuperar aprendizagens. O bem-estar psicológico tem de estar no centro das preocupações das escolas e das políticas”.
(…)”As aulas presenciais regressam assim nesta segunda-feira, acompanhadas de mais uma boa notícia: o Ministério da Educação encomendou a uma equipa de investigadores um estudo que deverá avaliar o bem-estar psicológico de alunos e docentes”.
Segundo Andreia Sanches “O estudo português mostrará o que se passa nas nossas escolas. E os professores serão também convidados a participar porque, como explica a coordenadora da equipa nesta edição, “se os professores estão muito afectados, como achamos que estão, também têm de ser ajudados para ajudar os miúdos”. Os primeiros resultados sairão até Março.”
Vale a pena ler este editorial e pensar sobre a necessidade ou não da realização deste estudo, sobre a exigência de responsabilidade do governo para assegurar as condições necessárias para a sua célere realização, sobre a sua abrangência, etc. Este estudo arranca presumivelmente este mês e deverá identificar estratégias para mitigar os problemas que foram detetados nas diferentes regiões do país. Espera-se que as medidas que venham a ser propostas sejam levadas a sério. Uma vez que o problema é, ele próprio, sério.
Em jeito de conclusão termino com mais algumas palavras da autora deste artigo: ”Serão assim precisos recursos, empenho, imaginação. Não se trata apenas de recuperar aprendizagens perdidas nestes dois anos. O bem-estar psicológico dos alunos tem de estar no centro da preocupação das escolas e das políticas sociais.”
Ana Cristina Gouveia