O momento exige ainda mais luta!
Jorge Gonçalves | Vice-Presidente SPGL
E agora? Vamos a eleições. E temos de garantir que nestas eleições se discute o que realmente importa à Escola Pública, como o investimento na educação e a valorização dos educadores e professores.
Foi com a luta que se conseguiu a recuperação do tempo congelado e será com a luta que se conseguirá a valorização da carreira docente, respondendo à falta de professores através da valorização dos que ainda cá estão e atraindo novos professores. Foi com a luta que se conseguiu melhorias na mobilidade por doença, ainda que mantendo a lógica de concurso. Foi com a luta que se conseguiu efetivar para muitos a reinscrição na CGA, ainda que se tenha de continuar a garantir que é para todos. Foi com a luta que se conseguiu o alargamento do apoio à deslocação.
E é também com a luta que se travará intenções de aprofundar o ataque à gestão democrática e a municipalização, com novo estatuto de diretor e diferenciação dos tipos de escolas, com modelos de gestão diferentes. E é com a luta que se garantirá o investimento na escola pública, em vez de se aprofundar o desvio de verbas para o financiamento dos privados, como anunciado recentemente para a Educação Pré-escolar.
É por isso, neste momento, ainda mais importante continuar a luta, após a mobilização de todos para a Jornada de Luta Nacional, no dia 5 de Abril, participando na manifestação em Lisboa. Contra o aumento do custo de vida, pela defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, convergindo a luta pela valorização da carreira docente e a defesa da Escola Pública com as lutas dos trabalhadores de todos os sectores, nas ruas, com o lema: “Mais salário e melhores pensões | Defender os serviços públicos e as funções sociais do Estado. Segurança Social | Saúde | Educação | Habitação”.
Assim como, garantir a participação ativa nas Comemorações Populares do 51.º aniversário do 25 de Abril, afirmando as conquistas da Revolução e os seus valores, e na importante jornada de luta do 1.º de Maio.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 45 | março 2025