Artigo:O meu livro quer outro livro UTOPIA...Poema para o amanhã de Francisco Madureira, apresentado por Almiro Lopes

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

O meu livro quer outro livro
UTOPIA...Poema para o amanhã de Francisco Madureira, apresentado por Almiro Lopes

Fomos surpreendidos com uma divulgação original em que sobressai a imagem da "maternidade", muito do agrado do autor.
Durante a apresentação houve interrupções com leitura de poemas, por um amigo, o Jaime, que resultou numa sessão diferente e muito ao jeito do Francisco...
O Almiro elogiou este trabalho que qualificou de " sublime e poético". Realçou a boa disposição, humor elegante por vezes jocoso, a mordacidade e mesmo a causticidade, mas em harmonia.
O texto aborda a falta de justiça, dignidade e fraternidade e fá-lo sempre com emoção. Lança-nos um apelo à reflexão sobre a crua realidade e encoraja-nos ao "recomeço".
No fim realça a vermelho esta estrofe:
" Alguém quererá ficar ausente de si próprio na hora de ir e conseguir a liberdade tão urgente? Ficará indiferente ao triunfo do resistir? "

O Francisco Madureira deixou-nos um desafio: " Se todos nos déssemos os braços podíamos entender-nos e dar a mão aos mais necessitados " e terminou dizendo:

" O futuro será para quem souber lutar por ele…"

Ficou-nos uma grande vontade de ler esta UTOPIA, livro com ilustrações de Augusto Casaca e João Casaca. Foi impresso em outubro de 2016, "ano em que se comemoram cinco séculos da publicação de Thomas Morus".

Veja aqui o video da iniciativa

Veja aqui Reportagem Fotográfica