“O Meu Livro Quer Outro Livro”
“El-Rei, Nosso Senhor, Sebastião José”
Departamento de Professores e Educadores Aposentados
O mau tempo e a chuva, por conta da depressão Martinho, não obstaram a que algumas dezenas de professores e professoras aposentados estivessem presentes, dia 20 de março, na sessão de apresentação do livro “El-Rei, Nosso Senhor, Sebastião José”, pela autora Ana Cristina Silva.
Trata-se de um romance biográfico sobre o Marquês de Pombal. Focando a personalidade daquele que foi Conde de Oeiras e posteriormente Marquês de Pombal, a sua ascensão na corte ganhou maior dimensão após o terramoto de 1755 e com a tentativa de regicídio de D. José I. Ambicioso, experimentado nas lides da diplomacia pela sua atividade de embaixador em Londres e emissário em Viena, trabalhou incansavelmente para transformar Lisboa numa cidade moderna, desenvolveu a indústria e apostou na ciência, mas foi implacável com todos os que se lhe opusessem. Sebastião José de Carvalho e Melo foi um homem que preferiu ser temido a amado. Como escreve em dado passo Ana Cristina Silva sobre o seu biografado, “Quantas vezes se tem a oportunidade de mudar um país e ao mesmo tempo derrubar os inimigos?”
Foi muito interessante e vivo o debate no decurso da sessão, entre alguns dos colegas presentes e a autora, sobre a personalidade complexa do Marquês e sobre a sua visão para Portugal, naquele período assolado por guerras na Europa, por conflitos com o Papado e pelas intrigas no seio da nobreza ociosa que girava em torno do rei. Ficámos muito gratos à autora por mais uma vez nos acompanhar, com quem já havíamos realizado uma sessão de “O Meu Livro quer outro Livro” em tempo de pandemia sobre o seu livro “As Longas Noites de Caxias”. De assinalar que, em 2012, o livro “O Rei do Monte Brasil” recebeu o prémio literário Urbano Tavares Rodrigues instituído pela FENPROF.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 45 | março 2025