Cerca de dois milhares de activistas, delegados e dirigentes sindicais dos sindicatos da administração pública participaram hoje, dia 21 de Outubro, num Plenário Nacional no Rossio, em Lisboa. Os presentes desfilaram de seguida até ao Ministério das Finanças.
No Plenário intervieram Ana Avoila, da Federação dos Sindicatos da Função Pública, Francisco Braz, do STAL, Mário Nogueira, da FENPROF e Manuel Carvalho da Silva, secretário geral da CGTP. Em todas as intervenções algumas notas comuns: a rejeição do plano de austeridade que configura um verdadeiro assalto aos trabalhadores - aos seus direitos, aos seus salários e aos seus horários de trabalho; que as alternativas existem e só não são utilizadas por claras opções de classe; que a resposta só pode ser a luta e que as próximas etapas serão fundamentais - uma manifestação nacional dos trabalhadores da administração pública na primeira quinzena de Novembro e a Greve Geral de 24 de Novembro.
No final do plenário foi votada (e aprovada) uma resolução. Em seguida, os trabalhadores presentes dirigiram-se para o Ministério das Finanças em manifestação.