Artigo:O debate necessário sobre a Escola Pública

Pastas / Informação / Todas as Notícias

 

Decorreu durante todo o dia 23 de Maio o "Debate Necessário sobre a Escola Pública" no Auditório da Escola Secundária de Camões em Lisboa. A primeira parte do debate contou com Almerindo Janela Afonso, Carlos Braga, Maria José Viseu, José calçada e Helena Afonso. De tarde, estiveram representantes de todos os partidos com assento na AR.

Almerindo Janela Afonso assinalou que a Escola Pública, em Portugal, é um projecto inacabado ainda com muitas fragilidades, de que o abandono escolar é um sintoma. É necessário defender e mesmo reinventar a Escola Pública. 

José Calçada, do Sindicato dos Inspectores lembrou o pequeno parágrafo que, em inglês, consta do Acordo estabelecido com a troika e da percepção que dali se retira sobre o papel a que querem destinar a IGE - a de polícia da aplicação dos cortes financeiros na Educação.

Carlos Braga, do MUSP, chamou a atenção para a degradação das condições das escolas e do impacto negativo que tais alterações não deixarão de ter na qualidade da Escola Pública.

Por fim, Maria José Viseu, da CNIPE, lembrou o quanto todos devemos à escola pública e os constrangimentos que o encerramento de escolas do 1º ciclo e a constituição de mega agrupamentos coloca às famílias em termos de transportes e de alimentação. Afirmou ainda as dificuldades que já hoje as autarquias têm em suportar os transportes escolares e as Actividades de Enriquecimento Curricular e lançou um sentido apelo para que todos cooperem na defesa da escola pública, conquista maior do 25 de Abril.

À tarde, responderam ao convite da Plataforma da Educação, entidade promotora do Debate, todos os partidos com assento parlamentar. Pedro Duarte (PSD), Diogo Feio (CDS), Bravo Nico (PS), Cecília Honório (BE), Miguel Tiago (PCP) e Francisco Madeira Lopes (PEV) expuseram as posições dos seus partidos sobre Educação e responderam às questões que os presentes lhes colocaram num animado e esclarecedor debate.

A concluir, Mário Nogueira sublinhou as múltiplas ameaças – agravadas pela crise – que pesam sobre a escola pública e afirmou que, ganhe quem ganhar, a luta por uma escola pública de qualidade vai prosseguir.

 

As propostas dos partidos para a Educação:  http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/M_Portal/Anexos/JF_dossier.pdf

 

Poderá acompanhar a reportagem fotográfica deste importante debate no facebook em  http://www.facebook.com/spgl.fenprof .